Arquitetura e Urbanismo. Moderno e Nacional.
“Moderno e Nacional” é o tema deste nosso 6º Encontro do DOCOMOMO Brasil, cujo significado nos parece relevante e pertinente no momento em que realizamos o nosso seminário no Estado do Rio de Janeiro.
A representação brasileira do DOCOMOMO existe desde 1992 quando foi instituído o núcleo nacional pela Prof. Anna Beatriz Ayrosa Galvão dentro do Programa de Mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Hoje o DOCOMOMO – Brasil é presidido pelo prof. Hugo Segawa da Universidade de São Paulo e conta com associados em todas as regiões do país.
O 6º Seminário, organizado pelo programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade Federal Fluminense, dará continuidade às atividades desenvolvidas nos seminários precedentes. O 1º e 2º Seminários foram organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Salvador, 1995 e 1997) e tiveram respectivamente como tema “Universalidade e Diversidade do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo no Brasil” e “Arquitetura, Espaço Público, Projeto Social”. O 3º Seminário promovido pela Fundação Bienal de São Paulo/Instituto de Arquitetos do Brasil/DOCOMOMO (São Paulo, 1999) teve como tema “A Permanência do Moderno”. O 4º Seminário, organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (Viçosa, 2001) teve como tema “A Arquitetura Moderna Brasileira e os Processos Regionais de Industrialização”. O 5° Seminário, organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos/USP (São Carlos, 2003) teve como tema “Arquitetura e Urbanismo Modernos: Projeto e Preservação”.
A 6ª edição do Seminário DOCOMOMO Brasil propõe o seu tema quase como uma provocação: “Moderno e Nacional: Arquitetura e Urbanismo”. O objetivo do temário proposto é o de aprofundar o debate sobre possíveis especificidades das realizações brasileiras no campo da arquitetura e urbanismo nos últimos 70 anos e as repercussões regionais, nacionais e internacionais destas. Discutir a idéia de nacional nestas realizações e estabelecer um posicionamento crítico frente ao panorama internacional, incluindo as idéias e ações no campo da preservação e da produção da historiografia da arquitetura moderna brasileira.
Os modernos responderam a partir do final dos anos 1930, às duas questões fundamentais que se colocavam naquele período para os arquitetos brasileiros. Propor um sistema que respondesse adequadamente aos novos programas e ao avanço tecnológico e responder mais adequadamente ao anseio de uma arquitetura, ao mesmo tempo, nacional e funcional, dentro de um projeto de país voltado para o futuro, ao contrário do passadismo do neo-colonial reinante naquele período.
O florescimento da chamada “escola carioca” irá produzir uma arquitetura que influenciará o país inteiro e se tornará nos anos seguintes um dos símbolos da identidade nacional. Como defendeu Lucio Costa a sua feição tão peculiar e o seu tão desusado e desconcertante vigor irá delimitar diferenças do movimento moderno internacional e antecipar o regionalismo que depois irromperá em todo o mundo.
O conjunto de trabalhos apresentado discute o tema através da diversidade de enfoques, com aproximações a questões como identidade e modernidade, tecnologia e restauro, historiografia e documentação, síntese ou integração entre artes e arquitetura. Surgem episódios pouco conhecidos, ou a valorização de trajetórias profissionais regionais que produzem aquela arquitetura que marcará a paisagem moderna brasileira. Novas pesquisas também trazem a luz esclarecimentos sobre a história consagrada da nossa arquitetura moderna. A preservação do patrimônio edificado é lida nos trabalhos nas duas vertentes que caracterizam a matéria no Brasil, ou seja, a restauração e conservação das edificações modernas e a atuação dos modernos na preservação das edificações e conjuntos antigos.
Com este seminário, a Universidade Federal Fluminense abre suas portas para poder contribuir com o pioneiro trabalho do DOCOMOMO brasileiro e realizar mais um fórum de reflexão sobre o conhecimento, a documentação e a preservação da nossa arquitetura moderna.
Acesse os artigos
A arquitetura moderna de Heitor Maia Neto em Recife nos anos 50
Alcilia Afonso de Albuquerque Costa
Um estudo sobre o mestre Artigas e o aprendiz Jorge Caron.
Amanda Saba Ruggiero
A CASA UNIFAMILAR EM CAXIAS DO SUL 1940-70: SOMOS MODERNOS?
Ana Elisia da Costa e Erinton Aver Moraes
Pernambuco falando para o mundo
Ana Elizabete de Almenida Medeiros
A visão estrangeira sobre a arquitetura brasileira nos anos 1950: as críticas de Walter Gropius, Ernesto Rogers, Hiroshi Ohye e Peter Craymer
Antonio Renato Guarino Lopes
Brazil Builds e a bossa barroca: Notas sobre a singularização da arquitetura moderna brasileira
Carlos Eduardo Comas
Análise arquitetônica de uma residência moderna na cidade de João Pessoa/PB.
Carolina Costa Raoni Lima
Setenta e Cinco anos da primeira Escola de Arquitetura do Brasil
Cleo Alves Pinto de Oliveira
Entre o chão e o céu: As rampas em Artigas
Clevio Dheivas Nobre Rabelo
Edifício Montreal: Arquitetura Moderna e Orgulho Nacional apropriados pela Iniciativa Privada paulistana na década de 1950.
Daniela Viana Leal
"Ações de sensibilização para a preservação da Arquitetura Moderna de Belo Horizonte"
Denise Marques Bahia Tereza Bruzzi de Carvalho
Riposatevi: a Tropicália de Lucio Costa na XIII Trienal de Milão
Eduardo Pierrotti Rossetti
Le Corbusier e Lucio Costa, “le Maître” e o Mestre, um intercâmbio de saberes
Eduardo Vasconcellos
"Influências Estrangeiras e Afirmação Nacional no Espaço Urbano do Rio de Janeiro, 1922/1940"
Eduardo Siqueira
Siegfried Giedion e o caso brasileiro: Uma aproximação historiográfica
Fabiano Lemes de Oliveira
Arquitetura e Estado no Brasil: Rino Levi - Hespéria nos Trópicos
Fabio Fernandes Vilela
Plástica e tradição: uma aproximação entre Lucio Costa e Fernando Távora
Felipe Noto
Arquitetura no Brasil no segundo pós-guerra – a síntese das artes
Fernanda Fernandes
Urbanismo, modernidade e projeto nacional: reflexões em torno do Plano Agache
Fernando Diniz Moreira
"Modernidade arquitetônica e internacionalismo nos trópicos O Edifício Central do Instituto de Educação da Paraíba (1936-1939)"
Francisco Sales Trajano Filho
Escola Pernambucana ou Tradição Inventada? A construção da história da Arquitetura Moderna em Pernambuco, 1945-1970.
Ghilah Naslavsky
Ensinando a Morar. A busca pelo homem novo através da arquitetura no Conjunto do Pedregulho
Helga Santos da Silva Mauro Cesar Santos
"A Leitura do Ambiente Urbano e a Construção de uma Identidade Nacional: O reconhecimento do valor dos jardins na cidade do Rio de Janeiro"
Ines El-Jaick de Andrade
Mies van der Rohe no Brasil. Projeto para o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, 1957-1962.
Italo Galeazzi
Os Irmãos Roberto. Poética urbana da forma e virtuosismo do elemento
Fabiana Izaga
Os Projetos para Brasília e a Construção da Identidade Nacional
Jeferson Cristiano Tavares
"O Modernismo Arquitetônico em Teresina (PI): A contribuição do Arquiteto Antonio Luiz Dutra."
Joene Saibrosa da Silva
O Movimento Moderno e a Arquitetura Residencial de Florianópolis
Josicler Orbem Alberton
O IAPI de Belo Horizonte – entre proposta social e propaganda ideológica
Juliana Cardoso Nery
Continuidades e Dinossâncias na Arquitetura Industrial de Hans Broos
Karine Daufenbach
"Imagens do moderno: a preservação do acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos"
Leonardo Barci Castriota
A Obra de Severiano Porto na Amazônia: Uma produção regional e uma contribuição para a Arquitetura Nacional
Leticia de Oliveira Neves
Largo do Coimbra, Ouro Preto: a trajetória de um espaço frente ao pensamento moderno e à política de preservação da SPHAN
Liliane de Castro Vieira
A Casa da independência: Um exemplar de Edgar Graeff
Lorena Postal Waihrich Ana Paula Wickert Nery Luiz Auler da Silva
"Arquitetura do Século XX no Bairro de Higienópolis: Identificação, Tombamento e Proteção Urbanística."
Lucio Gomes Machado
Lúcio Costa e a Escola Nacional de Belas Artes
Maria Lucia Bressan Pinheiro
Um brasileiro na arquitetura moderna de São Paulo: Jayme da Silva Telles e o Projeto “Ford” (1925-1931).
Maria Luiza de Freitas
Histórias e Memórias de um arquiteto. A breve trajetória de CarlosBarjas Millan.
Monica Junqueira de Camargo
Arquitetura Moderna em João Pessoa. A memória moderna e local de um movimento Internacional.
Nelci Tinem
Arquitetura Moderna e Preexistência Edificada: Intervenções sobre o patrimônio arquitetônico de Salvador a partir dos anos 1950.
Nivaldo Vieira de Andrade Junior
Conservação de Residências de Linguagem Moderna Construídas na Década de 50
Paula Merlino Machado Rosina Trevisan Ribeiro
A flexibilidade da planta livre moderna para novos usos: Transformando o Grande Hotel de São Carlos em Paço Municipal.
Renato Anelli Aline Coelho Sanches
Restauração do Refeitório Central. A work in progress.
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Modernismo e Urbanidade: Os Pioneiros da Moradia Vertical em São Paulo.
Rene Galesi Candido Malta Campos Neto
A década ausente. Reconhecimento necessário da arquitetura brasileira do brutalismo paulista.
Ruth Verde Zein
Recepção da Arquitectura Moderna Brasileira em Portugal - registos e uma leitura
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A noção de adaptabilidade ao meio no discurso modernista
Telma de Barros Correia
De mocinho a bandido - Mudanças e continuidades no modelo espacial modernista dos grandes conjuntos de habitação popular.
Thereza Carvalho
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