9° Seminário Docomomo N NE – São Luís (2022)

Arquitetura, Paisagem e Cultura
Ecos da modernidade

INSCRIÇÕES ABERTAS | CHAMADA DE ARTIGOS – até 29 de Agosto
https://www.even3.com.br/9docomomonne/

Apresentamos à comunidade acadêmica, o 9° DOCOMOMO N/Ne – Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno Norte/Nordeste – promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNDB e apoiado pelo Docomomo Brasil, na cidade de São Luís, no Maranhão, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2022 (evento online), com o tema ARQUITETURA, PAISAGEM E CULTURA: ECOS DA MODERNIDADE.

O Seminário debaterá as condições da arquitetura e do urbanismo como manifestações da cultura que refletem identidades e valores sociais construídos em campos e tempos diversos, com foco na elaboração de olhares específicos, capazes de compreenderem realidades distintas, ampliando historicamente e geograficamente o alcance que caracteriza as diversas modernidades.

8° Seminário Docomomo N NE – Palmas (2021)

Transferências culturais, Historiografia, Intervenções e Cidade Moderna

O 8 Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste 2020 na linha do seminário anterior em Manaus, considera o patrimônio moderno como uma parcela significativa da cultura nacional. A produção nestas localidades são objeto de investigações científicas nas distintas geografias e biomas e pela modernidade das soluções empregadas. Ainda que um recorte regional seja estabelecido, a sua abrangência territorial é ampla e permite constatar diferenças e similaridades nos conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos em uma área correspondente a cerca de 64% do território nacional. O Seminário considera trabalhos da Região Norte, Nordeste e da Amazônia moderna, compreendida pelos estados brasileiros do Centro-Oeste que faziam parte da Amazônia Legal em 1953 (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). São esperados também, trabalhos dos países amazônicos.

ACESSAR O SITE DO EVENTO
https://8docomomonnepalmas.weebly.com/

7° Seminário Docomomo N NE – Manaus (2018)

Tradição Nativa, Universalidade e Conservação
Modernidade, Lugar e Ambiente, Trajetórias Profissionais e Documentação e (Re)Utilização do Patrimônio Moderno.

ACESSAR O SITE DO EVENTO
https://7docomomomanaus.weebly.com/

6° Seminário Docomomo N NE – Teresina (2016)

Arquitetura, Tectônica, Lugar

Entende-se que uma das mais difundidas abordagens dentro do campo da arquitetura moderna brasileira foi sua capacidade de representar a linguagem universal dentro de uma realidade tropical, com soluções formais e construtivas peculiares e imersas em conceitos ligados ao lugar e a identidade cultural regional. Essa especificidade do moderno brasileiro de se definir junto a um repertório construtivo diferenciado de elementos, técnicas e materiais que representam o ponto chave de discussão do 6° Docomomo Norte/Nordeste, tendo como mote as palavras-chave: arquitetura, tectônica e lugar.

Acesse o caderno de resumos:
Download

5° Seminário Docomomo N NE – Fortaleza (2014)

Projeto, Obra, Uso e Memória
A intervenção no patrimônio arquitetônico modernista

A temática pressupõe a importância do projeto, seja por meio da análise crítica do projeto moderno e seu conteúdo programático e ideológico, entendido como caminho para compreender e documentar os princípios fundamentais da arquitetura modernista, seja por meio do projeto de intervenção no edifício moderno, que pode redundar na sua descaracterização ou ressaltar suas potencialidades, mantendo a sua dignidade e longevidade. Some-se a isto a discussão sobre a ressemantização do vocabulário moderno, incorporado a algumas práticas de projeto na contemporaneidade. Na sequência, a obra moderna constitui em si objeto de documentação, conservação e intervenção, materializados na sua construção, estimulando discussões sobre este tema. A incorporação do uso ao debate, corrobora para compreender o significado de articulação dos “fixos” aos “fluxos”, dos “sistemas de objetos” ao “sistema de ações”, como um caminho para valorização do legado modernista. Por fim, a memória se torna imprescindível para estabelecer os vínculos simbólicos entre tempos históricos, permitindo o reconhecimento e a valorização efetiva dos lugares, símbolos e lembranças, pois o espaço suporta e reforça a memória social.

ACESSE OS ANAIS DO EVENTO:
Clique AQUI

4° Seminário Docomomo N NE – Natal (2012)

Arquitetura em cidades “sempre novas”:
modernismo, projeto e patrimônio

 

3° Seminário Docomomo N NE – João Pessoa (2010)

MORTE e VIDA SEVERINAS:
Das Ressurreições e conservações (im) possíveis do patrimônio moderno no NORTE E NORDESTE DO BRASIL

2° Seminário Docomomo N NE – Salvador (2008)

Desafios da preservação:
referências da arquitetura e do urbanismo modernos no Norte e Nordeste

Acesse os anais do evento
clique AQUI

Para ter acesso aos Anais do 2º Seminário Docomomo Norte/Nordeste, descompactar arquivo em uma pasta e clicar no arquivo “docomomo_N_NE_2008”