4° Seminário Docomomo Rio (2017)

O MODERNO NO RIO:
Do risco ao risco

É inegável o lugar que o Rio de Janeiro ocupa na historiografia da arquitetura e do urbanismo modernos do Brasil e da América Latina. O risco moderno é um elemento importante da configuração espacial de muitas cidades fluminenses. Temos tanto um patrimônio moderno reconhecido pelos órgãos de tutela e que recebem apoio internacional para a sua conservação como exemplares notáveis que, mesmo tendo sua singularidade enaltecida nos estudos críticos, não logram este reconhecimento e/ou o apoio para sua gestão. O que nos permite considerar que o risco moderno está em risco nos faz questionar: . Qual o estado de conservação deste legado? . Quais as ações implementadas para a sua preservação (conservação e documentação)? . E, sobretudo, qual o futuro do moderno no Rio?

Acesse os anais do evento:
Download

3° Encontro Docomomo Rio (2014)

A arquitetura moderna fluminense ao tempo de Milton Roberto (1914-1953)

O Docomomo-Rio realizará o 3° Encontro Docomomo-Rio A arquitetura moderna fluminense ao tempo de Milton Roberto (1914-1953) com o objetivo de celebrar o centenário de nascimento deste arquiteto, que foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB em 1949-1953, ressaltando que a obra construída dele é das mais representativas da história do Movimento Moderno brasileiro e do modernismo arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro. A programação, a ser desenvolvida nos dias 26 e 27 de setembro de 2014, na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, consistirá de conferências, mesas-redondas e exposição de pôsteres, e visita guiada às principais obras do arquiteto Milton Roberto existentes na cidade do Rio de Janeiro.

 

2° Encontro Docomomo Rio (2012)

ARQUIVOS DE ARQUITETURAS MODERNAS:
Fontes e acervos para a preservação do patrimônio fluminense

1° Encontro Docomomo Rio (2008)

PANORAMAS DO MODERNO FLUMINENSE:
Presente e Futuro

O Estado do Rio de Janeiro se notabiliza pelas obras de arquitetura realizadas por arquitetos do movimento moderno reconhecidos internacionalmente, localizadas especialmente na cidade do Rio de Janeiro pelo seu histórico de Capital Federal. Profissionais como Álvaro Vital Brazil, Atílio Correia Lima, Lucio Costa, Jorge Machado Moreira, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto, Henrique Mindlin, para citar alguns nomes, estão entre os mais destacados do cenário brasileiro. Entretanto, o legado de obras construídas por estes expoentes não tem sido objeto de catalogação e efetiva conservação e valorização por parte dos órgãos responsáveis. A iniciativa deste evento tem como um dos principais objetivos resgatar a memória do patrimônio moderno do Estado. Neste sentido, o Docomomo Rio, recentemente constituído, toma a iniciativa de propor este encontro e, assim, contribuir para a cultura arquitetônica fluminense e sua salvaguarda. O evento será dedicado à mostra do Panorama do Moderno Fluminense, que
permita conhecer e refletir sobre as ações culturais no Estado do Rio de Janeiro, em relação à preservação, conservação, refuncionalização, resgate e pesquisas sobre o Movimento Moderno existentes no Estado.

I_seminario_docomomo_rio