O moderno em movimento: usos, reusos, novas cartografias.
Presente e futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil
PARA BAIXAR OS ANAIS DO EVENTO,
Clique AQUI
As transformações pelas quais passam o planeta atualmente, envolvendo todo o globo e todas suas manifestações de vida e seus hábitats, entre eles, as construções realizadas para as mais diversas atividades humanas, nos colocam dilemas e indagações. Diante de uma pandemia global, é natural que nós, arquitetas e arquitetos, e os demais atores ligados à produção dos espaços, nos perguntemos: qual será o futuro da arquitetura e da cidade? O que teremos que mudar para nos adequarmos à necessidade de novos padrões de concepção e execução de obras de arquitetura, de espaços públicos, e de intervenções, entre elas, nas obras da arquitetura moderna? (mais…)

Arquitetura Moderna Brasileira. 25 anos do Docomomo Brasil. Todos os mundos um mundo só
Os Anais do 13º Seminário Docomomo Brasil contém os 152 trabalhos completos (comunicações e pôsteres) aprovados pela Comissão Cientifica do evento; além dos 26 trabalhos elaborados por essa Comissão, somando, portanto, um total de 178 contribuições.
PARA BAIXAR OS ANAIS DO EVENTO,
ACESSO O SITE: https://13docomomobrasil.ufba.br/
(mais…)

Arquitetura e Urbanismo do Movimento Moderno.
patrimônio cultural brasileiro: difusão, preservação e sociedade.
PARA VISUALIZAR OS ARTIGOS,
ACESSE O SITE: https://www.12docomomobrasil.com
Retomando a periodicidade bianual desde 1995 e a realização dos seus eventos nacionais em anos ímpares, o DOCOMOMO Brasil e o Núcleo DOCOMOMO | mg convidam pesquisadores, profissionais, estudiosos e afins, envolvidos com a documentação, preservação e valorização do Movimento Moderno para participar do 12º Seminário DOCOMOMO Brasil a ser realizado na cidade de Uberlândia-MG, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2017.A escolha desta data se deve também à vontade de possibilitar um melhor acolhimento a todos os participantes por ser a época mais propícia em termos de temperatura e umidade do ar nesta parte do grande Planalto Central brasileiro. (mais…)

O campo ampliado do movimento moderno.
PARA VISUALIZAR OS ARTIGOS,
ACESSE O SITE: seminario2016.docomomo.org.br
O DOCOMOMO Brasil convida pesquisadores, profissionais e estudiosos envolvidos com o reconhecimento, preservação e valorização das criações do Movimento Moderno para participar do XI Seminário DOCOMOMO Brasil. Esta edição do seminário procura desdobrar o seu foco de interesses, alcance e público por meio de uma perspectiva ampliada. Trata-se de debater as múltiplas dimensões dos movimentos artísticos, estéticos e culturais que contribuíram no processo de modernização do Brasil e da sua sociedade.
(mais…)

Arquitetura moderna e internacional: conexões brutalistas. 1955-75.
A década de 1960 transborda seus limites temporais; estes anos estão mais vivos do que nunca. Apesar das notícias em contrário, a modernidade também segue viva, se bem tenha passado, ao longo do século, de vanguarda a tradição. E se bem consideradas, muitas das práticas correntes do cenário profissional arquitetônico e urbano atual tem suas raízes e fundamentos preferencialmente no patrimônio e legado dos otimistas, progressistas e variados anos 1955-75. (mais…)

Interdisciplinaridade e experiências em documentação e preservação do patrimônio recente:
Após quase vinte anos de atividades do DOCOMOMO Brasil, assiste-se hoje a um incremento exponencial nas pesquisas sobre o patrimônio edificado recente. Cresce o número de conjuntos urbanos e edificações do século XX reconhecidos como patrimônio cultural, multiplicam-se os acervos documentais e publicações a seu respeito, acumulam-se experiências e reflexões vinculadas à sua preservação. (mais…)

Cidade Moderna e Contempôranea: Síntese e Paradoxo das Artes
A realização do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009 na cidade do Rio de Janeiro constitui uma oportunidade ímpar para a comemoração dos 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte (de setembro 1959), promovido por Juscelino Kubitschek e organizado por Mário Pedrosa no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O congresso, que transcorreu em torno do tema “Cidade Nova, a Síntese das Artes”, contou com a presença de grandes expoentes da crítica de arte, da arquitetura e do urbanismo como Giulio Carlo Argan, Bruno Zevi, Richard Neutra, Eero Saarinen, Jean Prouvé, André Bloc, Charlotte Perriand, Alberto Sartoris, André Chastel, Hans Jaffé, Frederick J. Kiesler, Tomás Maldonado, Romero Brest, Stamos Papadaki, entre muitos outros. (mais…)

O moderno já passado | O passado no moderno
reciclagem, requalificação, rearquitetura
Reciclagem, requalificação, rearquitetura vem se tornando problemas corriqueiros na agenda do arquiteto contemporâneo. A situação reflete o interesse cultural e econômico na conservação de testemunhos do passado, mesmo quando de um passado recente. Entre eles se contam também os exemplares da arquitetura que se firmou proclamando-se moderna em 1928, entrou em crise de identidade por volta dos 1970 e pode considerar-se agora patrimônio. O interesse abrange a edificação ordinária e a monumental, qualquer que fosse o seu compromisso original com a durabilidade. Favorece a coexistência no espaço de formas de épocas distintas, alia-se à valorização multifacetada da diversidade. Afinal, o espírito do presente não é exclusivista nem utópico. Estranha a idéia da construção sobre terra arrasada dum admirável mundo novo formalmente unificado. Parece-lhe anacrônica, culturalmente absurda e economicamente míope. (mais…)

Arquitetura e Urbanismo. Moderno e Nacional.
“Moderno e Nacional” é o tema deste nosso 6º Encontro do DOCOMOMO Brasil, cujo significado nos parece relevante e pertinente no momento em que realizamos o nosso seminário no Estado do Rio de Janeiro.
A representação brasileira do DOCOMOMO existe desde 1992 quando foi instituído o núcleo nacional pela Prof. Anna Beatriz Ayrosa Galvão dentro do Programa de Mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Hoje o DOCOMOMO – Brasil é presidido pelo prof. Hugo Segawa da Universidade de São Paulo e conta com associados em todas as regiões do país. (mais…)

Arquitetura e Urbanismo Modernos: Projeto e Preservação
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e o DOCOMOMO Brasil organizaram o 5o Seminário DOCOMOMO Brasil, aberto aos estudiosos e profissionais preocupados com o reconhecimento, preservação e valorização da produção arquitetônica, urbanística e paisagística modernas brasileira. (mais…)

A arquitetura moderna brasileira e os processos regionais de industrialização
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Cultural, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Cataguases têm o prazer de convidar V. Sa. para o IV SEMINÁRIO DOCOMOMO-BRASIL a se realizar no campus da UFV e sessão de encerramento em Cataguases-MG entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2001. (mais…)

A Permanência do Moderno
O DOCOMOMO Brasil e o Núcleo DOCOMOMO São Paulo convidam os estudiosos e profissionais preocupados com o estudo, preservação e valorização da produção arquitetônica, urbanística e paisagística moderna brasileira, para participar do 3º Seminário DOCOMOMO Brasil, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos em Salvador em 1995 e 1997, nos dois primeiros seminários organizados pelo Mestrado de Arquitetura e Urbanismo da UFBa. Esta terceira edição do Seminário DOCOMOMO será realizada como um evento da 4ª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – sob os auspícios da Fundação Bienal de São Paulo e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – e organizado pelos membros do DOCOMOMO São Paulo.

Arquitetura, Espaço Público, Projeto Social, Arte e Técnica
O 2º Seminário contou com aproximadamente 150 participantes e foi realizado entre os dias 10 a 12 de setembro de 1997 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e teve por objetivo viabilizar o “debate sobre a questão da preservação, da documentação e da avaliação crítica da arquitetura e do urbanismo modernos no país, além de reunir os membros brasileiros do DOCOMOMO e de divulgar e ampliar a sua rede de intercâmbio”(GOMES, 1998).
(mais…)

Arquitetura, Espaço Público, Projeto Social, Arte e Técnica
O 1º Seminário realizado entre os dias 12 a 14 de junho de 1995 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), esteve vinculado à linha de pesquisa “O Pensamento Moderno na Arquitetura e no Urbanismo” do então Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, no qual havia sido criado o Núcleo DOCOMOMO_BR, em 1992.
(mais…)