DOCO30 + LELÉ90: Fábrica e Patrimônio

19 a 21 MAIO, 2022

INCRIÇÕES ABERTAS:
https://www.even3.com.br/doco30lele90/

Inspirado na obra do arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé, o grupo FABER surge a partir da ACCSARQB13 Pré-fabricação em Arquitetura – criada e oferecida na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia em 2015 – de pesquisas sobre patrimônio moderno, e das experiências de extensão em 2021. (mais…)

Fórum Internacional de Patrimônio Industrial: Diálogos com a Modernidade

18 e 19 AGOSTO, 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS:
https://www.even3.com.br/forumpimod2022/

Esse evento pretende aproximar o diálogo entre o patrimônio da modernidade e o industrial: duas tipologias patrimoniais, relativamente recentes, e que não vêm recebendo a devida atenção de uma agenda política preservacionista no nosso país. Observa-se a cada dia, a necessidade em se resgatar, discutir e procurar soluções que documentem e tratem da conservação do acervo dos bens modernos industriais.

(mais…)

I Fórum Nacional: Paisagem & Modernidade

29 ABRIL, 2022

EVENTO ENCERRADO
https://www.even3.com.br/iforumpaisagemoderna/

Nos últimos anos, a necessidade de conservação do patrimônio paisagístico tem se tornado uma grande questão nacional. Ao longo do Século XX, muitos espaços paisagísticos foram concebidos e construídos, no intento de qualificar o ambiente cultural da paisagem brasileira e beneficiar a vida social. Dentre os importantes atores responsáveis por esta missão, tem-se a contribuição fundamental do paisagista Roberto Burle Marx, e o crescente reconhecimento de sua obra em diversas instâncias. (mais…)

I Fórum COPAM | Conservação do Patrimônio Moderno: Tecnologias do Concreto

11 MARÇO, 2022

EVENTO ENCERRADO
https://www.even3.com.br/iforumcopam2022/

O evento que tem como tema a “Conservação do patrimônio moderno: tecnologias do concreto” possui como objetivo, enfocar e fortalecer a discussão sobre a necessidade em se conhecer as tecnologias construtivas do patrimônio arquitetônico moderno brasileiro, e procurar soluções para a sua conservação. Será o primeiro de uma série, voltado às tecnologias construtivas da modernidade.

(mais…)