9° SEMINÁRIO DOCOMOMO NORTE/ NORDESTE (São Luís)

INSCRIÇÕES ABERTAS

1ª CHAMADA DE TRABALHOS: Submissão de artigos completos até 23 de Junho 2022

Apresentamos à comunidade acadêmica, o 9° DOCOMOMO N/Ne – Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno Norte/Nordeste – promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNDB e apoiado pelo Docomomo Brasil, na cidade de São Luís, no Maranhão, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2022, com o tema ARQUITETURA, PAISAGEM E CULTURA: ECOS DA MODERNIDADE.

O Seminário debaterá as condições da arquitetura e do urbanismo como manifestações da cultura que refletem identidades e valores sociais construídos em campos e tempos diversos, com foco na elaboração de olhares específicos, capazes de compreenderem realidades distintas, ampliando historicamente e geograficamente o alcance que caracteriza as diversas modernidades.

O tema geral será abordado a partir de quatro eixos:

EIXO 1: DOCUMENTAÇÃO_Este eixo inclui revisões historiográficas, as trajetórias profissionais, as condições da pesquisa e dos acervos, as construções historicamente condicionadas das modernidades regionais, as diferentes temporalidades da modernidade, investigando identidades e valores sociais construídos em campos e tempos diversos da arquitetura, da paisagem e da cultura.

EIXO 2: PAISAGEM_Este eixo incorpora as discussões sobre o habitat moderno e as relações entre o moderno e o contexto em diferentes escalas e temporalidades, como nas cidades históricas ou contextos consolidados, abordando questões relativas ao habitar moderno, paisagens urbanas, rurais, paisagens culturais. 

EIXO 3: CONSERVAÇÃO_Este eixo abordará a valorização, avanços e desafios das práticas de conservação de sítios e edifícios do Movimento Moderno, intervenções na cidade existente, técnicas de intervenção e conservação, estudos de casos, etc.

EIXO 4: CULTURA_Este eixo aborda as influências, transposições, transferências, relações e trocas culturais no campo da arquitetura e do urbanismo que colocam em evidência outras modernidades arquitetônicas e suas relações com distintas expressões da modernidade, como as artes plásticas, artes aplicadas, design, fotografia, cinema, etc.

✅ INSCREVA-SE em:

https://www.even3.com.br/9docomomonne/ 

Mais informações em breve

Crédito das imagens:

Post 1a: Instituto Antonio Carlos Jobim, 2018.

Post 1b: Cartão Postal Fotografico – Edifício João Goulart – São Luis ( MA ) – Anos 60

Post 1c: Hospital Dr. Carlos Macieira, imagem disponível em: https://www.saude.ma.gov.br/

 

#docomomo #docomomobrasil #arquiteturamoderna #patrimonio #documentaçao #paisagem #conservação #cultura @docomomointernational @docomomo.sp @docomomoce @docomomo_pa @icomosbrasil @icomosdoc @grupal.ufcg

SUUB V – 2022 

O grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH – UNIFESP) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC – UNICAMP) têm o prazer de convidar pesquisadores e pesquisadoras que se dediquem ao estudo da cidade em perspectiva histórica a participarem da 5ª edição do Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil. O V SUUB acontecerá de modo híbrido nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2022 e terá como sede a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, localizada em Guarulhos.

Continue lendo “SUUB V – 2022 “

LANÇAMENTO: REVISÕES HISTORIOGRÁFICAS – ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL (Org. Ruth Verde Zein)

REVISÕES HISTORIOGRÁFICAS: ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL (versão impressa)
Historiographical Revisions: Modern Architecture in Brazil (printed version)

Editora RioBooks
Adquira já o seu em: https://www.riobooks.com.br/pd-8fdd41-revisoes-historiograficas-historiographical-revisions-arquitetura.html?ct&p=1&s=1

LANÇAMENTO PRESENCIAL
QUINTA, 07 DE ABRIL DE 2022, DAS 17 ÀS 20H
CASA VILANOVA ARTIGAS – RUA BARÃO DE JACEGUAI, 1151, CAMPO BELO, SÃO PAULO

Continue lendo “LANÇAMENTO: REVISÕES HISTORIOGRÁFICAS – ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL (Org. Ruth Verde Zein)”

PATRIMÔNIO AMEAÇADO: Edifício Normandie – Florianópolis (SC)

O Docomomo Brasil apoia as ações de preservação do Edifício Normandie, em Florianópolis (SC). O Edifício Normandie, construído em 1964, em Coqueiros, área continental de Florianópolis, possui autoria do arquiteto gaúcho Roberto Félix Veronese. Traz características arquitetônicas de edificação moderna da vanguarda sulista.

Continue lendo “PATRIMÔNIO AMEAÇADO: Edifício Normandie – Florianópolis (SC)”

NOTA DE REPÚDIO: Demolição da antiga Sede das Centrais Elétricas de Goiás (Celg)

Localizada na zona oeste de Goiânia (Av. Anhanguera, 7171), a antiga Sede das Centrais Elétricas de Goiás (Celg) é uma construção marcante da arquitetura moderna na cidade de Goiânia, construída na década de 1950 e projetada pelo engenheiro Oton Nascimento.

Continue lendo “NOTA DE REPÚDIO: Demolição da antiga Sede das Centrais Elétricas de Goiás (Celg)”

ATUALIZAÇÃO: Justiça Federal concede liminar para impedir venda do Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro

Segue a nota emitida pelo Ministério Público Federal nesta terça-feira (01/02):

Em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar para determinar à União Federal que se abstenha de ofertar e aceitar qualquer proposta de compra do edifício Palácio Gustavo Capanema, na cidade do Rio de Janeiro, se essa proposta for formulada por entidades, instituições e pessoas (jurídicas ou naturais) de natureza privada, sob pena de multa diária de R$ 5 mil (processo nº 5119360-34.2021.4.02.5101/RJ).

Continue lendo “ATUALIZAÇÃO: Justiça Federal concede liminar para impedir venda do Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro”

PATRIMÔNIO AMEAÇADO: A preservação do edifício da SMOV – Porto Alegre/ RS

O Docomomo Brasil vem a público manifestar o seu apoio para a preservação do edifício sede da Secretaria Municipal de Obras e Viação/ SMOV. O projeto, 1966-1970, de autoria dos então funcionários públicos e arquitetos do município: Moacyr Moojen Marques, João José Vallandro e Léo Ferreira da Silva, reúne aspectos fundamentais (histórico, urbanístico e arquitetônico) que justificam largamente sua preservação.

Continue lendo “PATRIMÔNIO AMEAÇADO: A preservação do edifício da SMOV – Porto Alegre/ RS”

Exposição Um Rio de Patrimônios – Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro

A Galeria Flávio de Carvalho, do Complexo Cultural da Funarte SP, na capital paulista, recebe a partir do próximo sábado, 6 de novembro, o lançamento da exposição Um Rio de Patrimônios – Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro. A mostra fica em cartaz no local até 5 de dezembro, com entrada gratuita, e depois segue para o Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ), programada para o período entre 16 de dezembro e 2 de fevereiro. Com curadoria de Andrea da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles M. Mattos, Um Rio de Patrimônios busca oferecer um documento da história urbana da capital fluminense, entre permanências e transformações.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto

Apresentação do primeiro volume da Coleção de Documentos de Arquitetura Moderna: Templos da Modernidade

Estimados amigos,
Com satisfação, nós da UPC Alumni IForm Club – International Modern Form, da Vice-Reitoria de Pesquisa e Doutorado da Universidade de San Sebastián, e da Faculdade de Arte e Design e da Escola de Arquitetura da Universidade de San Sebastián, com sede em Concepción, convidamos você para a apresentação do primeiro volume da Coleção de Documentos de Arquitetura Moderna, intitulado Templos da Modernidade.
A apresentação, totalmente online, será no dia 22/09/2021, às 17h30 (Espanha). Estará a cargo de Teresa Rovira (IForm UPC), Claudia Rueda (CUAAD University of Guadalajara) e Valentina Ortega (EAUSS CCP Chile), e contará com apresentações de Horacio Torrent (DOCOMOMO Chile Presidente), Lourdes Cruz (DOCOMOMO México) e Félix Solaguren (Diretor da ETSAB).
Será transmitido pela plataforma da Universidade de San Sebastián, sede de Concepción.
Você pode participar da apresentação por meio do link da plataforma BlackBoard Collaborate: https://us.bbcollab.com/guest/fc27ce0a922c4c309719b0ffd923831f

COLEÇÃO DOCUMENTOS DE ARQUITETURA MODERNA

TITULO:
COLEÇÃO DOCUMENTOS DE ARQUITETURA MODERNA
VOLUME 1 TEMPLOS DA MODERNIDADE
Os Documentos de Arquitetura Moderna são um conjunto de publicações que, através da investigação de diferentes tipos de obras, pretende aprofundar o conhecimento dos valores da modernidade e estudar a sua validade na atualidade.
Neste primeiro volume, intitulado Templos da modernidade, quatorze autores abordam o estudo e a herança da arquitetura religiosa moderna em diferentes latitudes.
Por meio de sua pesquisa, será possível acessar obras que transcendem seu tempo e nos apresentam uma variedade de soluções programáticas, sistemas construtivos, formas e relações com o contexto, cuja precisão e ousadia permanecem como fonte de inspiração até hoje.
AUTORES BRASILEIROS PRESENTES NA OBRA:
1) Alcília Afonso de Albuquerque e Melo
Artigos:
A TECTÓNICA DE LA MODERNIDAD EN UNA OBRA RELIGIOSA DEL ARQUITECTO JOÃO FILGUEIRAS LIMA LA IGLESIA DEL CENTRO ADMINISTRATIVO DE BAHÍA, BRASIL,1975
ARQUITECTURA Y LUGAR CAPILLA DE SAN PEDRO
2) Fábio Müller: EL SAGRADO POR UN ATEO, UNA CATEDRAL POR OSCAR NIEMEYER
3) Rudivan Catani. Artigo: LOS TEMPLOS DE HANS BROOS