Geraldino Pereira Duda, 1935-2024

Faleceu o mestre Geraldino Duda, que deixa um grande legado para a arquitetura moderna campinense, nordestina e brasileira. Nossos sinceros sentimentos a todos que o cercavam.

Geraldino Pereira Duda nasceu na cidade de Campina Grande no dia 6 de março de 1935, filho de Antonio Pereira Duda, que era técnico do Curtume dos Motta, e Vitalina Pereira Lima.

Geraldino foi responsável por centenas de projetos na cidade de Campina Grande. Seu repertório incluiu obras institucionais, de serviços, comerciais, residenciais e urbanas. De sua produção profissional, é importante ressaltar, que apesar do projeto do Teatro Municipal Severino Cabral ter sido sua obra de maior destaque, Geraldino foi o responsável por dezenas de projetos residenciais, que marcam fortemente a paisagem urbana de Campina Grande. Em depoimentos a revistas da época, ele conta que no início foi difícil convencer os clientes a aceitarem projetos residenciais com linguagem moderna, porém, com persistência vários projetos foram sendo solicitados. Uma de suas residências chamou tanta atenção que chegou a ser divulgada na revista de circulação nacional “Cruzeiro”. Além desta, muitas publicações sobre ele foram veiculadas em jornais, revistas locais e publicações do Teatro Municipal.

Fonte: docomomo_pb; @heltonpedrosa
Texto e imagens: E-book – Campina Grande Moderna.

Nota sobre o Lagoa Iate Clube (LIC) de Florianópolis

O DOCOMOMO1 Santa Catarina, – seção estadual do DOCOMOMO Brasil para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Unidades de Vizinhança do Movimento Moderno –, se mostra muito preocupado com as mais recentes modificações arquitetônicas do Lagoa Iate Clube, haja vista a plena desvirtuação de uma das obras mais emblemáticas da cidade de Florianópolis, projetada pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

O LIC representou, e poderia continuar representando, o esplendor dos clubes sociais no Brasil. Assim como foi o Clube Athlético Paulistano (hoje descaracterizado), em São Paulo, projeto de Paulo Mendes da Rocha; o Clube XV de Santos (demolido), de Pedro Paulo de Melo Saraiva; o Lagoa Iate Clube (tombado e preservado), também do Niemeyer, na Pampulha, em Belo Horizonte, entre outros.

Esses edifícios fazem parte de um sistema estético ainda vigente, que tem sido, logo após o extenso período classicista, a base de um novo modo de engendrar a arte pictórica, a escultura, o design e a arquitetura, hoje já com mais de cem anos de história.

O LIC desvela toda uma retórica projetual utilizada em inúmeras outras obras no Brasil e mundo afora pelo arquiteto. Seu projeto é resultado de um processo amadurecido na trajetória de quem já havia projetado muitos dos principais edifícios de Brasília.

No Lagoa Iate Clube, – localizado às margens da Lagoa da Conceição –, se poderia resgatar, por exemplo, o projeto original, assim como foi feito com o Pavilhão de Barcelona (1929) de Mies van der Rohe, demolido após a feira mundial do mesmo ano e reconstruído à perfeição em 1986, e que deslumbra ainda hoje os seus visitantes.

Isso não só traria de volta todos os benefícios estéticos que já eram inerentes ao projeto, como poderia colocar Florianópolis na rota do turismo arquitetônico, assim como o faz o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projeto de Oscar Niemeyer, ou o próprio Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, projeto de Affonso Eduardo Reidy, por citar dois exemplos de edificações modernas a beira d’água que são paradas obrigatórias para quem visita as duas cidades.

Sua cobertura, de figura sinuosa, talvez seja a marca registrada da obra. Já sua planta livre, concebida e pensada para facilitar a modificação de leiaute, principalmente, tem sido bruscamente mal interpretada e modificada, sobrando alguns poucos resquícios do projeto original.

O DOCOMOMO SC entende que se necessite intervir nas edificações com o passo do tempo, entretanto, advoga sempre por ações que preservem a originalidade da edificação, pois isso resguarda a memória arquitetônica e urbana das cidades, mostrando os diferentes extratos históricos na conformação das urbes.

Os novos usos ou necessidades, que talvez não sejam compatíveis com a estrutura projetada por Niemeyer, deveriam ser acolhidos em novas edificações anexas, mostrando que estas são deste tempo, ajudando a enriquecer o panorama cultural.

A situação do LIC é reversível!

Florianópolis, 29 de fevereiro de 2024.

Dr. Arq. Rudivan Luiz Cattani
Coordenador do Docomomo Santa Catarina
Gestão 2024/2025

Baixe aqui o documento em PDF.


  1. O Comitê Internacional para a DOcumentação e preservação (COnservation) de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do MOvimento MOderno (International Working Party for Documentation and COnservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement), o Docomomo Internacional, é uma organização não-governamental, com representação em 69 países e possui mais de 3000 filiados nos continentes: Europa, América, África, Ásia e Oceania por meio de suas representações no âmbito nacional.

    Fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda […]. Seus membros […] historiadores, arquitetos, planejadores urbanos, paisagistas, preservacionistas, professores, estudantes e órgãos públicos. […]. As missões do Docomomo Internacional são a salvaguarda, com base na preservação de importantes obras do Movimento Moderno por toda a parte, a troca de ideias sobre tecnologias de conservação, história e educação, o resgate do interesse pelos ideais, pela herança do movimento moderno e pela sua documentação, e o suscitar da responsabilidade para com essa recente herança arquitetônica. Atualmente, está sediado na Holanda, na Delft University of Technology (TU Delft). Department of Architectural Engineering + Technology, Faculty of Architecture and the Built Environment. […].

    O Docomomo Brasil foi criado em 1992, no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da […] UFBA […], seguindo a missão do Docomomo Internacional. A estrutura então proposta era de uma rede brasileira aberta a todos aqueles interessados na preservação da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo modernos. […]. As principais ações do Docomomo Brasil são a realização de inventários, campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil, bem como pedidos de tombamento. Além de lutar contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno no Brasil e apoiar ações semelhantes no resto do mundo.

    Fonte: https://docomomobrasil.com/↩︎

Porto Alegre: abaixo-assinado em defesa da preservação do edifício sede da SMOV

ASSINE AQUI: https://bit.ly/preserva-smov

Considerando que o edifício sede original da Secretaria Municipal de Obras e Viação – SMOV, em Porto Alegre:

  • sob o ponto de vista historiográfico é símbolo e resultado de processo histórico representativo da disseminação do Movimento Moderno no Sul do país;
  • sob o ponto de vista urbanístico , como parte do conjunto de edifícios e espaços públicos do aterro da Praia de Belas, é peça chave de um plano maior cuja morfologia e estratégia urbanística é representativa do Urbanismo Moderno no Sul brasileiro,
  • e sob o ponto de vista arquitetônico , detém relevância e representatividade formal, funcional e construtiva da Arquitetura Moderna Brasileira no Sul, valores já atestados e demonstrados por inúmeras publicações e trabalhos científicos premiados, produzidos por instituições e pesquisadores reconhecidos da área,

As Instituições abaixo assinadas, desempenhando seu papel de valorizar a qualidade das cidades e seus espaços públicos e meio ambiente e a correção técnica do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo e, no Rio Grande do Sul, manifesta o que segue:

Continue lendo “Porto Alegre: abaixo-assinado em defesa da preservação do edifício sede da SMOV”

Zélia Maia Nobre, uma despedida

Há pouco, partiu do nosso convívio, a  arquiteta Zélia Pessoa de Melo Maia Nobre. Este contexto de  adeus nos coloca a possiblidade de uma pequena homenagem a esta  importante personalidade de Alagoas. Nascida em Nazaré da Mata, Pernambuco, em 1929,  nos deixou no dia 23 de maio de 2023. Mas  sua longa e fértil vida,  transcorrida na sua mais expressiva parte  em Alagoas,  foi composta de muitos fatos significativos e que extrapolam a sua existência, convocando a própria história da cidade e do estado onde viveu para que sejam narradas junto à sua. Pois não só acompanhou de perto inúmeras mudanças arquitetônicas e  urbanas ocorridas localmente,  como ela mesma atuou  na condição de projetista de  inúmeros marcos  da trajetória das últimas décadas  da história deste estado, onde chegou na década de 1950. Veio de  Recife, onde o curso de arquitetura fora iniciado em 1932 com a fundação da Escola de Belas Artes a partir da iniciativa de alguns artistas, mas só obtendo  reconhecimento em 1945,   e  a ligação  com a Universidade Federal de Pernambuco  em 1958. Continue lendo “Zélia Maia Nobre, uma despedida”

XV Seminário Nacional Docomomo Brasil

DE 17 A 21 DE OUTUBRO DE  2023
SÃO CARLOS | SÃO PAULO

EVENTO PRESENCIAL

IAU USP | FAU USP

O XV Seminário Docomomo Brasil se propõe a refletir sobre o papel social da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com o poder, tarefa que devemos enfrentar para pensar o futuro, a partir do tema:

ARQUITETURA E URBANISMO E A RECONSTRUÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE

O XV Seminário Nacional Docomomo Brasil é um encontro bianual realizado por professores, pesquisadores e discentes de pós-graduação e graduação, com foco na preservação e análise de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil e no mundo. Desde sua primeira edição em 1995, realizado pela Comissão Executiva com apoio do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, os seminários são parte fundamental das ações do Docomomo em sua luta pela divulgação e contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno.

Em sua décima quinta edição, o Seminário, organizado pelo Núcleo do DOCOMOMO São Paulo,  propõe discutir soluções e formas arquitetônicas de convívio democrático, reavaliar as dimensões sociais da Arquitetura moderna e debater, em conjunto com a sociedade, a sua preservação nos tempos atuais. O XV Seminário Nacional do Docomomo Brasil se propõe a refletir sobre o papel social da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com o poder, tarefa que devemos enfrentar para pensar o futuro. Desta maneira, espera receber trabalhos que reflitam sobre o tema “ARQUITETURA E URBANISMO E A RECONSTRUÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE”.

Continue lendo “XV Seminário Nacional Docomomo Brasil”

LANÇAMENTO DE LIVRO: Emil Bered Arquiteto

LANÇAMENTO LIVRO “EMIL BERED arquiteto”

Durante as comemorações de setenta anos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FA/UFRGS.

Quarta Feira, 23 de Novembro de 2022, às 19:00h no auditório e saguão da FA/UFRGS.
R. Sarmento Leite, 320 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90050-170. (51) 3308-3116

Sobre EMIL BERED

Emil Bered nasceu em 1926 na cidade de Santa Maria/RS. Diplomou-se arquiteto em 1949, na primeira turma do Curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes, logo depois transformado em Faculdade de Arquitetura da URGS (depois UFRGS) em Porto Alegre. Atuando como professor durante 34 anos, Bered contribuiu para a formação de várias gerações de arquitetos no Rio Grande do Sul. Como arquiteto, tem um portfólio de mais de 300 projetos, vários deles considerados referência na produção arquitetônica brasileira recente. E aos 96 anos, tem este livro publicado, que mostra aspectos de sua profícua e longeva capacidade criativa.

Continue lendo “LANÇAMENTO DE LIVRO: Emil Bered Arquiteto”

PRAZO PRORROGADO: Chamada de artigos para a Revista Docomomo Brasil (ISSN 2594-8601)

Nova data: 13 de novembro de 2022

Para maiores informações, acesse:
https://docomomobrasil.com/revista-docomomo-brasil/

Editores responsáveis pelos números 07 e 08 | 2022
Marta Peixoto (@martapeixoto) | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Helio Herbst (@helioherbst) | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ricardo Paiva (@paiva_ricardo_) | Universidade Federal do Ceará

Produção gráfica: @ivanilson.sp

CARTA ABERTA: Sobre a possível demolição do CAIC Chapecó/SC

#REPOST @forumpatrimoniosc

O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro/Santa Catarina vem se manifestar acerca de informações que recentemente circularam nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Chapecó, anunciando a iminente demolição do CAIC Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola.

Continue lendo “CARTA ABERTA: Sobre a possível demolição do CAIC Chapecó/SC”