Porto Alegre: abaixo-assinado em defesa da preservação do edifício sede da SMOV

ASSINE AQUI: https://bit.ly/preserva-smov

Considerando que o edifício sede original da Secretaria Municipal de Obras e Viação – SMOV, em Porto Alegre:

  • sob o ponto de vista historiográfico é símbolo e resultado de processo histórico representativo da disseminação do Movimento Moderno no Sul do país;
  • sob o ponto de vista urbanístico , como parte do conjunto de edifícios e espaços públicos do aterro da Praia de Belas, é peça chave de um plano maior cuja morfologia e estratégia urbanística é representativa do Urbanismo Moderno no Sul brasileiro,
  • e sob o ponto de vista arquitetônico , detém relevância e representatividade formal, funcional e construtiva da Arquitetura Moderna Brasileira no Sul, valores já atestados e demonstrados por inúmeras publicações e trabalhos científicos premiados, produzidos por instituições e pesquisadores reconhecidos da área,

As Instituições abaixo assinadas, desempenhando seu papel de valorizar a qualidade das cidades e seus espaços públicos e meio ambiente e a correção técnica do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo e, no Rio Grande do Sul, manifesta o que segue:

Continue lendo “Porto Alegre: abaixo-assinado em defesa da preservação do edifício sede da SMOV”

Zélia Maia Nobre, uma despedida

Há pouco, partiu do nosso convívio, a  arquiteta Zélia Pessoa de Melo Maia Nobre. Este contexto de  adeus nos coloca a possiblidade de uma pequena homenagem a esta  importante personalidade de Alagoas. Nascida em Nazaré da Mata, Pernambuco, em 1929,  nos deixou no dia 23 de maio de 2023. Mas  sua longa e fértil vida,  transcorrida na sua mais expressiva parte  em Alagoas,  foi composta de muitos fatos significativos e que extrapolam a sua existência, convocando a própria história da cidade e do estado onde viveu para que sejam narradas junto à sua. Pois não só acompanhou de perto inúmeras mudanças arquitetônicas e  urbanas ocorridas localmente,  como ela mesma atuou  na condição de projetista de  inúmeros marcos  da trajetória das últimas décadas  da história deste estado, onde chegou na década de 1950. Veio de  Recife, onde o curso de arquitetura fora iniciado em 1932 com a fundação da Escola de Belas Artes a partir da iniciativa de alguns artistas, mas só obtendo  reconhecimento em 1945,   e  a ligação  com a Universidade Federal de Pernambuco  em 1958. Continue lendo “Zélia Maia Nobre, uma despedida”

XV Seminário Nacional Docomomo Brasil

DE 17 A 21 DE OUTUBRO DE  2023
SÃO CARLOS | SÃO PAULO

EVENTO PRESENCIAL

IAU USP | FAU USP

O XV Seminário Docomomo Brasil se propõe a refletir sobre o papel social da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com o poder, tarefa que devemos enfrentar para pensar o futuro, a partir do tema:

ARQUITETURA E URBANISMO E A RECONSTRUÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE

O XV Seminário Nacional Docomomo Brasil é um encontro bianual realizado por professores, pesquisadores e discentes de pós-graduação e graduação, com foco na preservação e análise de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil e no mundo. Desde sua primeira edição em 1995, realizado pela Comissão Executiva com apoio do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, os seminários são parte fundamental das ações do Docomomo em sua luta pela divulgação e contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno.

Em sua décima quinta edição, o Seminário, organizado pelo Núcleo do DOCOMOMO São Paulo,  propõe discutir soluções e formas arquitetônicas de convívio democrático, reavaliar as dimensões sociais da Arquitetura moderna e debater, em conjunto com a sociedade, a sua preservação nos tempos atuais. O XV Seminário Nacional do Docomomo Brasil se propõe a refletir sobre o papel social da Arquitetura e do Urbanismo e suas relações com o poder, tarefa que devemos enfrentar para pensar o futuro. Desta maneira, espera receber trabalhos que reflitam sobre o tema “ARQUITETURA E URBANISMO E A RECONSTRUÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE”.

Continue lendo “XV Seminário Nacional Docomomo Brasil”

LANÇAMENTO DE LIVRO: Emil Bered Arquiteto

LANÇAMENTO LIVRO “EMIL BERED arquiteto”

Durante as comemorações de setenta anos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FA/UFRGS.

Quarta Feira, 23 de Novembro de 2022, às 19:00h no auditório e saguão da FA/UFRGS.
R. Sarmento Leite, 320 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90050-170. (51) 3308-3116

Sobre EMIL BERED

Emil Bered nasceu em 1926 na cidade de Santa Maria/RS. Diplomou-se arquiteto em 1949, na primeira turma do Curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes, logo depois transformado em Faculdade de Arquitetura da URGS (depois UFRGS) em Porto Alegre. Atuando como professor durante 34 anos, Bered contribuiu para a formação de várias gerações de arquitetos no Rio Grande do Sul. Como arquiteto, tem um portfólio de mais de 300 projetos, vários deles considerados referência na produção arquitetônica brasileira recente. E aos 96 anos, tem este livro publicado, que mostra aspectos de sua profícua e longeva capacidade criativa.

Continue lendo “LANÇAMENTO DE LIVRO: Emil Bered Arquiteto”

PRAZO PRORROGADO: Chamada de artigos para a Revista Docomomo Brasil (ISSN 2594-8601)

Nova data: 13 de novembro de 2022

Para maiores informações, acesse:
https://docomomobrasil.com/revista-docomomo-brasil/

Editores responsáveis pelos números 07 e 08 | 2022
Marta Peixoto (@martapeixoto) | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Helio Herbst (@helioherbst) | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ricardo Paiva (@paiva_ricardo_) | Universidade Federal do Ceará

Produção gráfica: @ivanilson.sp

CARTA ABERTA: Sobre a possível demolição do CAIC Chapecó/SC

#REPOST @forumpatrimoniosc

O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro/Santa Catarina vem se manifestar acerca de informações que recentemente circularam nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Chapecó, anunciando a iminente demolição do CAIC Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola.

Continue lendo “CARTA ABERTA: Sobre a possível demolição do CAIC Chapecó/SC”