NOTA DE PESAR: José Liberal de Castro

É com imenso pesar que o Núcleo DOCOMOMO Ceará anuncia o falecimento do Arquiteto e Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará José Liberal de Castro em 09 de setembro de 2022.

Liberal nasceu em Fortaleza em 1926 e migrou para o Rio de Janeiro – então Capital Federal – no ano de 1944, em busca de novos horizontes profissionais e intelectuais. Em 1951 ingressou na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. O período (1951-1955) de aprendizado no curso foi bastante profícuo, aliado às vivências estéticas e ao dinâmico ambiente cultural que desfrutava na capital federal, além do contato com grandes mestres e profissionais de prestígio da nossa Arquitetura e Engenharia, como os arquitetos Paulo Santos, Roberto Burle Marx, Sérgio Bernardes, Afonso Eduardo Reidy e engenheiros como Aderson Moreira da Rocha.

A formação acadêmica se complementou com as incursões frequentes ao antigo SPHAN (atual IPHAN), onde mantinha contato próximo com o mestre Lucio Costa e com as questões do Patrimônio. Após retornar para Fortaleza em 1956, Liberal foi pioneiro em vários campos de atuação. O arquiteto lecionou a disciplina de Desenho de Observação na Escola de Engenharia da UFC, fundada em 1956. Nesse período, integrou também a equipe técnica do Departamento de Obras e Projetos da UFC, juntamente com outros colegas e amigos de uma vida, como os arquitetos José Neudson Braga, Ivan Brito, entre outros, responsáveis pelos projetos das primeiras obras de cunho moderno na UFC, além do planejamento do novo Campus do Pici. Foi um dos fundadores da Escola de Arquitetura da UFC, em 1965, que serviu como ponto de inflexão na transformação da produção arquitetônica e na introdução da arquitetura moderna em Fortaleza. Foi ainda sócio fundador da Delegação do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-CE em Fortaleza em 1957, depois transformado em Departamento, do qual foi Presidente no período 1966-67.

Como professor, Liberal de Castro teve papel determinante na formação da grande maioria dos arquitetos cearenses. Com os estudantes, realizou levantamentos da arquitetura colonial cearense nas cidades de Icó, Aracati e Sobral, além de Fortaleza, como também em outras cidades do Nordeste, como São Luis e Alcântara, no Maranhão. Esse material constitui importante acervo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC e foi publicado como livro em 2019.

O arquiteto foi pioneiro também na historiografia da arquitetura e urbanismo no Ceará, tendo publicado inúmeras obras sobre a matéria, da qual é a principal referência para aqueles que pesquisam o assunto. Seus escritos são de excepcional valia para o conhecimento da nossa cultura arquitetônica. A Revista do Instituto do Ceará constitui o espaço por excelência das suas publicações, onde anualmente, desde 1989, contribuía com textos que expressavam suas inquietações e pesquisas pessoais sobre a história da arquitetura e do urbanismo no Ceará.

Na área acadêmica, foi bolsista-pesquisador da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no ano de 1976, onde realizou estudos sobre a arquitetura antiga cearense, objeto que foi tema de sua tese de Livre Docência defendida em 1981. Dentre outras atividades, cabe ressaltar sua participação como membro da comissão responsável pelo processo de reabertura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Brasília, no ano de 1968.

No campo do patrimônio, por indicação sua, a Casa de José de Alencar em Fortaleza e o Mercado da Carne em Aquiraz foram tombados pelo IPHAN em 1964 e 1984, respectivamente, na categoria de arquitetura popular, assim como o Theatro José de Alencar em 1964, entre tantos outros exemplares no Ceará. Como membro do Conselho Consultivo do IPHAN por vários anos, foi um participante ativo nas questões relativas ao patrimônio cultural edificado no início do século XXI no Brasil, emitindo pareceres e produzindo instruções de tombamento, como foi o caso da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em 2008, que deu o nome à capital cearense.

Liberal foi responsável ainda por projetos modernos de significativo valor cultural e histórico para o modernismo no Ceará, atuando quase sempre em parceria e preconizando o trabalho em equipe, como: a Pró-Reitoria de Extensão da UFC -antigo Departamento de Cultura da UFC (1961); os Anexos da Reitoria da UFC (1965); Imprensa Universitária (1967); Palácio Progresso (1964-1969); o Estádio Castelão (1973); o Instituto de Hemoterapia do Ceará – Hemoce (1972), entre outros. Foi autor ainda de projetos para a agência do BNB em João Pessoa-PB (1969) e em Penedo-AL (1976).

O legado da trajetória do professor e arquiteto José Liberal de Castro constitui um marco na formação da cultura arquitetônica no Ceará e no Brasil, com desdobramentos no ensino, na pesquisa, nas obras, bem como nas práticas de documentação e preservação da arquitetura. Enfim, Liberal fez e continua fazendo história. Para além desse legado ímpar e insuperável, traduzidos em diversos prêmios e distinções recebidos em vida, Liberal, somado a sua erudição, possuía um senso de humor tipicamente cearense, contagiando seus interlocutores com inteligência, sabedoria e alegria.

Figura de referência na nossa arquitetura e profissão, pois, o Professor Liberal de Castro será lembrado sempre por sua cultura, seu amor à profissão e conhecimento. Uma grande perda para a cultura cearense e mesmo a brasileira. Mas fica o inestimável legado de sua trajetória, para todos nós e para as gerações futuras.

Assim, o Núcleo DOCOMOMO Ceará, sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, em conjunto com a comunidade que compõe o DOCOMOMO Brasil, expressa suas condolências à família e aos muitos colegas, alunos e discípulos de José Liberal de Castro; e ciente do imenso vazio deixado pelo mestre, com pesar e saudades, lamenta a sua partida.

Núcleo DOCOMOMO Ceará
Fortaleza, 09 de setembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *