Feira do Livro - VII Caderno de Arquitetura Ritter dos Reis / PROPAR | doco-memos | outras notícias |
Feira do Livro - Lançamento do VII Caderno de Arquitetura Ritter dos Reis / PROPAR | Novembro 2012
FEIRA DO LIVRO - Praça da Alfândega - Pavilhão de Autógrafos – DOMINGO
11 DE NOVEMBRO, ÀS 20:00h.Concreto – Plasticidade e industrialização na arquitetura do cone sul americano, 1930/1970
Dando sequência à publicação do VI Caderno de Arquitetura UniRitter, O Moderno já Passado/ O Passado no Moderno - Reciclagem, Requalificação, Rearquitetura (organizado por Carlos E. D. Comas, Marta Peixoto e Sergio M. Marques, editado pela Editora Ritter dos Reis, lançado em O1 de Setembro de 2009 no Palácio Gustavo Capanema - MEC, Rio de janeiro, durante o VIII DOCOMOMO Brasil, com seleção de textos dos Conferencistas, integrantes das Comissões Científicas e Organizadoras do VII DOCOMOMO Brasil e III Projetar, realizados em Porto Alegre em outubro de 2007, organizados pelo Núcleo DOCOMOMO Sul e PROPAR-UFRGS com o apoio do UniRitter, CnPQ, CAPES e Vitruvius), será lançada a edição do VII Caderno de Arquitetura UniRitter/PROPAR - Concreto – Plasticidade e industrialização na arquitetura do cone sul americano, 1930/1970, com seleção de textos do II Seminário DOCOMOMO Sul, realizado em Porto Alegre, em 2008 (organizado pelo DOCOMOMO Brasil, Núcleo DOCOMOMO Sul, PROPAR-UFRGS, FAU UniRitter, com o apoio do CnPQ, CAPES, Vitruvius, Fundação Iberê Camargo e IAB/RS).
A publicação com tiragem de 500 exemplares, foi patrocinado pela CAPES/ CNPq através do Programa de Pós Graduação em Arquitetura – PROPAR/UFRGS e editado pela Editora Ritter dos Reis do Centro Universitário UniRitter Laureate International Universities.II Seminário DOCOMOMO Sul
Concreto – Plasticidade e industrialização na arquitetura do cone sul americano, 1930/1970O seminário recordou a importância técnica, formal e simbólica do concreto armado na arquitetura moderna em terras sul-americanas abaixo do paralelo 22, em três fases sucessivas: a década e meia heróica na qual emerge uma produção de impacto internacional, a década e meia triunfante que inicia ao findar a II Grande Guerra e a década e meia revisionista que questiona uma unidade ortodoxa a partir de meados dos 1950. Visou examinar, revisar e discutir a maneira como arquitetos e engenheiros da região reagem à ambivalência do material, tanto sua capacidade de moldar-se a não importa que forma, constituindo veículo de expressão escultórica, quanto sua capacidade de instrumentar sistemas rigorosamente reticulados, padronizados, supostamente passíveis de produção em série e em massa.
CO – EDIÇÃO do VII CADERNO DE ARQUITETURA RITTER DOS REIS / PROPAR
Editora UniRitter – Centro Universitário Ritter dos Reis Laureate International Universities, Porto Alegre, FAU-UniRitter, PROPAR – Programa de Pós-graduação em Arquitetura – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, DOCOMOMO Brasil.
PATROCINIO
Capes/CNPq
APOIO
DOCOMOMO Brasil, DOCOMOMO Nucleo RS, Portal Vitruvius, Fundação Iberê Camargo, IAB-RS.
ORGANIZAÇÃO
Carlos Eduardo Comas
Marta Peixoto
Sergio M. Marques
APRESENTAÇÃO
Edson da Cunha Mahfuz
ARTIGOS E AUTORES
1. A construção da forma livre: visões opostas sobre o uso do concreto armado na Arquitetura Contemporânea no Brasil Renato Anelli
2. Banco de Londres e América do Sul: detalhes construtivos e solução estrutural Cassandra Salton Coradin
3. Ecletismo, Ferro e Concreto: Um arquivo-belvedere em Porto Alegre Cláudio Calovi Pereira, Samantha Sonza Diefenbach
4. Experiências em concreto armado na África Portuguesa: influências do Brasil Ana Cristina Fernandes Vaz Milheiro
5. A Miragem da Industrialização. Abrindo a mata virgem a facão: alguns casos do brutalismo paulista Ruth Verde Zein
6. O centro administrativo do estado do Rio Grande do Sul: Curva de concreto marcando a paisagem Renato Holmer Fiore
7. O concreto na pré-fabricação: a construção da Universidade de Brasília Klaus Chaves Alberto
8.A caixa de concreto para a casa do aço: Escritório-Parque Usiminas Álvaro Pompeiano de Magalhães Drummond
9. Paisagens Descoladas. Quatro Máscaras de Concreto em Deriva José Artur D’Aló Frota Eline Maria Moura Pereira Caixeta
10. “Da REFINARIA à SECRETARIA” Racionalismo estrutural, socialismo nacional e modernismo regional em obras públicas de Fayet, Araújo & Moojen – 1962 a 1970 Sergio Moacir Marques
11. Pilotis, pilar, pilastra: variações brasileiras Rogério de Castro Oliveira
12. Matéria bruta. Clorindo Testa e o Centro Cívico de Santa Rosa, La Pampa, 1955-1963 Cláudia Piantá Costa Cabral
13. Da Utopia ao Concreto: Os prédios habitacionais lineares e curvilíneos de Assonso Reidy como experiência tipológica e construtiva Gilberto Flores Cabral
14. Arquitetura Moderna, Patrimônio Histórico e Concreto Armado Marcos José Carrilho
15. Opus caementicius: da insuspeita sutileza das pedras brutas Dra. Cecilia Rodrigues dos Santos
16. O suporte na arquitetura de Rino Levi: da grelha tridimensional ao dom-ino Celia Castro Gonsales
Atenciosamente,
Carlos Eduardo Comas
Marta Peixoto
Sergio M. MarquesNúcleo de Projetos - Trabalho Final de Graduação
Julio R. Collares - Sergio MMarques (Coord.)
Monitores: Luiza Naibert e Douglas Lara
Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
Curso de Arquitetura e Urbanismo
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