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Arquitetura e Teatro
O edificio teatral de Andrea Palladio a Christian Portzamparc
(Evelyn Furquim Werneck Lima e Ricardo José Brügger Cardoso)

Abarcando a arquitetura teatral do Maneirismo ao Pós-Moderno este livro dá continuidade às investigações e estudos em arquitetura e teatro, empreendida pelos autores, explorando especialmente suas interfaces com as demais artes, bem como a história cultural. O objetivo maior foi elaborar uma matriz teórica capaz de enquadrar a arquitetura de teatros no Brasil a partir dos estudos comparativos com a produção mundial de edifícios teatrais, identificando-os dentro da história da arquitetura, do urbanismo, da história social, seja no plano nacional, seja no plano local. Supre também a lacuna na bibliografia de apoio para pesquisas sobre o tema, cada vez mais recorrente na história da cidade, da arquitetura e do teatro.

Com base nas análises críticas de Giulio Carlo Argan investigam-se as formas teatrais europeias, com apoio nos conceitos de Françoise Choay, como regras e modelos passam a constituir uma rede de influências. Os autores apóiam-se na tese de Serge Grunzinski, que a monarquia católica criou uma primeira forma de globalização quando, tendo conquistado terras em todos os continentes, buscou implantar um vocabulário próprio de arquitetura que aos poucos foi assumindo caráter mais regional.

Vivendo num período de intensas experimentações entre clássico e anticlássico, Palladio buscou elaborar teorias de edificação partindo de sua experiência prática, criando verdadeiras tipologias no campo da história da arquitetura. Como ele concebia seus edifícios em função do todo artístico que era a cidade, partindo dos pressupostos de Palladio para o Teatro Olímpico de Vicenza, a investigação estabelece relações entre as produções italianas, francesas e portuguesas. O livro analisa e ilustra os teatros italianos do Seiscentos e do Setecentos, possíveis precursores das Casas de Ópera em Portugal e posteriormente no Brasil.

Se o século XIX foi parcialmente estudado na França, nos livros publicados por Charles Garnier, há ainda muito a ser desenvolvido para se entenderem as formas teatrais de autores contemporâneos como Christian de Portzamparc, cuja Cidade da Música em Paris projetou-o como um dos grandes especialistas da tipologia do edifício teatral. É ele também o autor da Cidade da Música no Rio de Janeiro, em fase de conclusão. Buscamos interpretar suas concepções teóricas para entender seu sucesso na elaboração de projetos de edifícios teatrais contemporâneos.

O livro explora análises estéticas e pertinentes aos atributos de conforto acústico, visual e ambiental da arquitetura de teatros, bem como a inserção dos mesmos no tecido urbano, buscando inovações num segmento da história da arquitetura que, em nosso país, foi muito pouco investigado.