publicações | DOCOMOMO Brasil Caminhos do Rio a Juiz de Fora

Caminhos do Rio a Juiz de Fora

Maria Cristina Wolff de Carvalho (coord.)
Editora Marcos Carrilho Arquitetos
260 p. : il. (parte color.), 13 mapas color.; 32 cm
ISBN 978-85-60897-01-8

Autores: Paulo César Garcez Marins
Francisco de Carvalho Dias de Andrade
Marcus Antonio Monteiro Nogueira
Beatriz Blay
Maria Cristina Wolff de Carvalho
Olivia Malfatti Buscariolli
Nego Miranda

Sobre o livro

Caminhos do Rio a Juiz de Fora traz o resultado de quatro anos de pesquisa, levantamento de campo e reflexão sobre o processo de abertura e ocupação das rotas entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais, até a região de Juiz de Fora, e o patrimônio cultural e ambiental aí constituído ao longo de cinco séculos.

O projeto do livro, realizado por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, tem como patrocinadores a Concer - Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio de Janeiro, e o Circuito Cultural Bradesco Seguros e Previdência, representa uma homenagem a todos aqueles que possuem alguma relação com a história das ligações entre o Rio de Janeiro e as Minas: quem nasceu, vive e trabalha na região, quem se dedica ao seu estudo e visitantes, assíduos ou esporádicos.

O estudo abriu um enorme campo de trabalho, desbravado pela equipe formada por mais de 20 profissionais entre os quais, arquitetos, historiadores, artistas gráficos, pesquisadores e consultores, que se dedicaram ao levantamento e reunião de informações a respeito dos caminhos. As diversas viagens resultaram na formação de um acervo de conhecimento e laços com todos aqueles – pessoas ou instituições – que possuem alguma ligação com a história local. As apresentações do livro, escritas por representantes de órgãos públicos, entidades civis e pesquisadores com os quais a equipe teve contato, buscam dar voz e divulgar trabalhos comprometidos com a memória, valorização e preservação do patrimônio cultural da região.

O processo de abertura dos caminhos é abordado desde o século XVI até os dias de hoje nos ensaios de autoria dos historiadores Paulo César Garcez Marins, Francisco de Carvalho Dias de Andrade, Marcus Antonio Monteiro Nogueira, e das arquitetas Beatriz Blay e Maria Cristina Wolff de Carvalho, a coordenadora da publicação. São contemplados, entre outros, o Caminho do Inhomirim, a Estrada Normal da Estrela, a União e Indústria e a Nova Rio- Juiz de Fora. A pesquisa empreendida procurou estabelecer nexos e continuidades entre áreas habitualmente tratadas em separado: a Baixada Fluminense, a Região Serrana e a Zona da Mata.

A espacialização dessa reflexão está presente nos mapas produzidos para o livro: quatro deles em brochura anexa trazem o processo de conquista do território, situando caminhos, localidades e bens culturais implantados na região. Outros nove mapas, sob a forma de encartes, acompanham os ensaios. Estes trazem a iconografia do século XIX realizada por artistas que acompanharam expedições ao país; identificam imagens sacras e suas respectivas igrejas e capelas; mostram o registro da construção da estrada Rio-Petrópolis pelo fotógrafo Augusto Malta; localizam as antigas fazendas produtoras de café da região do vale do Rio Preto e o itinerário de viajantes de renome que circularam pelos caminhos.


Link: Editora Marcos Carrilho Arquitetos