publicações | DOCOMOMO Brasil Arquitetura Modernista em Porto Alegre

Arquitetura Modernista em Porto Alegre entre 1930 e 1945
Günter Weimer

Porto Alegre, Unidade Editorial, 1998. 173 p. ilus. sem ISBN

O NÚCLEO DOCOMOMO Brasil, criado em 1992, tem priorizado, no desenvolvimento de suas atividades, a constituição de uma rede de intercâmbio com o intuito de ampliar e aprofundar questões relativas à produção da arquitetura brasileira afinada ao pensamento moderno. Neste mesmo ano fomos incumbidos [...] de realizar um primeiro inventário de nossa arquitetura moderna, com caráter de trabalho piloto [...]. E é justamente dentro desta perspectiva que o trabalho realizado em Porto Alegre, sob a cuidadosa responsabilidade de Günter Weimer, tem um especial valor. Como a primeira publicação deste inventário, Arquitetura Modernista em Porto Alegre entre 1930 e 1945 traz aspectos desconhecidos da arquitetura brasileira, revelando-nos outras "entradas" desta modernidade no país, com uma interessante ênfase à presença alemã na constituição de um panorama maior.

ANNA BEATRIZ AYROSA GALVÃO, coordenadora do DOCOMOMO Brasil 1992-1999
trecho da apresentação do livro

A MINUCIOSA PESQUISA Arquitetura Modernista em Porto Alegre [...] é uma esplêndida contribuição para o mapeamento da nossa diversidade de manifestações modernas. Sistemático pesquisador, encorpando o trabalho desenvolvido em sua tese de doutoramento apresentada à Universidade de São Paulo, Weimer traz à luz um valioso levantamento de realizações ou projetos segundo uma 'linguagem modernista,' num recorte que o autor busca caracterizar como uma modernidade porto-alegrense. Sua germânica obstinação em buscar fontes as primárias no Arquivo Municipal de Porto Alegre e oferecer um variado repertório de projetos - de obras construídas a realizações das quais sequer restaram fotos, mas apenas sumárias plantas de prefeitura - configuram matéria-prima de primeira ordem para principiar esforços de reinterpretação da arquitetura e do urbanismo da cidade de Porto Alegre no período em questão - mas que interessa e alcança a História da Arquitetura do Brasil como um todo.

HUGO SEGAWA
trecho da apresentação do livro

SUMÁRIO
Entre duas guerras
As primeiras realizações
Os prédios da corrente da "objetividade"
Os prédios modernistas existentes
Prédios modernistas demolidos ou não encontrados
Prédios do modernismo monumental
Prédios do modernismo de outras tendências

GÜNTER WEIMER (Estrela, RS 1939) graduou-se e foi professor titular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. É professor dos cursos de arquitetura da UNISINOS e da PUCRS. Tem publicado Arquitetura da Imigração Alemã: um Estudo sobre a Adaptação da Arquitetura Centro-Européia ao Meio Rural do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/São Paulo, Editora da UFRGS/Nobel, 1983), A Arquitetura (Porto Alegre, Editora da UFRGS, 1992); organizador de A Arquitetura no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Mercado Aberto, 1983), Bibliografia da Arquitetura Gaúcha (Estudos Tecnológicos Unisinos, 3 vols.) e autor de inúmeros ensaios e artigos em periódicos especializados.

Veja também A Vida Cultural e a Arquitetura na República Velha Rio-grandense 1889-1945.