DOCOMOMO | Pernambuco

 

DOCOMOMO núcleo | PE


Coordenador
email:

Fernando Diniz Moreira (UFPE/CECI)
Vice-coordenador
email: fmoreira@hotlink.com.br

Isabella Leite Trindade (UNICAP)
Secretária-geral
email: isabellatrindade@oi.com.br

Universidade Católica de Pernambuco UNICAP
Centro de Ciências e Tecnologia
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Rua do Príncipe, nº 526, Boa Vista
50050-900 Recife PE

telefones: (+55-81) 211 94178
e-mail: docomomo@hotlink.com.br

O objetivo do DOCOMOMO | PE é a atuação mais efetiva em ações relativas a documentação, proteção e conservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico pernambucano, ampliando o conhecimento deste por meio de pesquisas e registros e propondo o tombamento a níveis municipal, estadual e federal.

O núcleo pretende organizar o inventário dos principais edifícios, baseado no modelo sugerido pelo DOCOMOMO Internacional, e propor ações de tombamento nas instâncias municipal, estadual e nacional. O núcleo pretende também divulgar a importância da arquitetura moderna para que o grande público compreenda o valor estético e cultural dos edifícios desse período.

O DOCOMOMO | PE começou a se estruturar a partir de uma série de palestras ocorridas em 2004 intituladas “Interlocuções com a Arquitetura.....” promovidas no Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Pernambuco que visaram discutir as relações da arquitetura moderna no Estado com a arquitetura moderna nacional. Em janeiro de 2006, o DOCOMOMO | PE foi estabelecido no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e no Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI).

O DOCOMOMO | PE organizou o I Seminário DOCOMOMO Norte Nordeste, entre 8 a 11 de maio de 2006. Foi uma promoção conjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI). O seminário teve o intuito de impulsionar o debate sobre documentação e conservação da arquitetura moderna do Norte e Nordeste e sistematizar e integrar o trabalho de pesquisadores dessas regiões. O seminário contou com 250 inscritos do Recife e de várias cidades do Nordeste. Foram apresentados 32 trabalhos advindos de boa parte dos estados do Norte e Nordeste, de vários estados do Brasil e também do exterior. O seminário teve como palestrantes principais David Leatherbarrow (Penn) e Hugo Segawa (USP). O temário geral do encontro, “Arquitetura e urbanismo modernos no Norte e Nordeste: Universalidade e diversidade”, contemplou o debate sobre o processo de recepção, difusão e consolidação do modernismo no Norte e Nordeste e sua relação com o contextos e a culturas locais.

As atividades em curso do núcleo DOCOMOMO | PE para 2007 incluem:

Livro "Arquitetura e urbanismo modernos no Norte e Nordeste: Universalidade e diversidade”
O DOCOMOMO | PE está trabalhando na produção do livro: “Arquitetura e urbanismo modernos no Norte e Nordeste: Universalidade e diversidade” que reúne os melhores textos apresentados no I seminário DOCOMOMO Norte e Nordeste e está programada para outubro de 2007.

I Curso de Especialização em Conservação da Arquitetura Moderna (MARC-AL)
O DOCOMOMO | PE está engajado na realização do I Curso de Especialização em Conservação da Arquitetura Moderna para a América Latina (I MARC-AL). O curso terá início em 2008 e será organizado pelo CECI em conjunto com o DOCOMOMO | PE e com o apoio do International Center for the Study and Preservation and Restoration of the Cultural Property (ICCROM).
O curso objetiva capacitar arquitetos, engenheiros e construtores para entender e intervir nos edifícios e conjuntos urbanos modernos. Após a conclusão do curso, os participantes deverão ser capazes de reconhecer a especificidade da arquitetura moderna, identificar valores e entender problemas e soluções relativos à preservação e conservação da arquitetura moderna.

Pesquisas
Entre as pesquisas em andamento sobre a arquitetura moderna em Pernambuco conduzidas pelos membros do DOCOMOMO | PE, estão:

1 Constituição da Arquitetura Moderna em Pernambuco, 1930-1980
Professor Coordenador: Guilah Naslavsky (UNICAP)
Bolsistas PIBIC: Milena Julia de Lima Uchoa Tenório e Bárbara Medeiros França.
Essa pesquisa objetiva aprofundar os conhecimentos sobre a Arquitetura Moderna em Pernambuco entre 1930-1980. Partindo dos episódios já consolidados pela historiografia da arquitetura moderna em Pernambuco - a obra pioneira de Luiz Nunes e do grupo da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo, entre 1934-1937 e a atuação a partir do segundo pós-guerra dos arquitetos modernos Mario Russo, Delfim Amorim e Acácio Gil Borsoi - visa ampliar a documentação sobre a arquitetura moderna em Pernambuco, especialmente, a produção das novas gerações formadas sob a égide dos ensinamentos dos mestres nos anos 50 e 60. A pesquisa em andamento já documentou a produção dos arquitetos Wandenkolk Walter Tinoco e Vital Pessoa de Melo e estão em andamento pesquisas sobre a produção arquitetônica do escritório Borsoi Arquitetos Associados nos anos 60 e 70, do escritório Glauco Campello e Armando Holanda e do escritório J & P. O resultado esperado é a elaboração de um banco de dados e um relatório final no intuito de rever a historiografia sobre o tema e preencher lacunas de documentação de arquitetos e obras ainda não reconhecidos pela crítica, com objetivo de subsidiar futuras ações no campo da preservação do patrimônio moderno.

2 Valores da Arquitetura Moderna Pernambucana, 1970-2000
Professor Coordenador: Fernando Diniz Moreira (UFPE/CECI)
Bolsistas PIBIC: Ana Carolina Holanda, Raphaela Banks, Ana Carolina Freire.
Alunos de Pós-graduação: Aristóteles Cantalice (MDU-UFPE)
Essa pesquisa visa aprofundar os conhecimentos sobre a arquitetura produzida em Pernambuco entre 1970 e 2000, por meio da análise de obras das novas gerações de arquitetos, dentre eles Vital Pessoa de Melo, Wandenkolk Tinoco, Alexandre Castro e Silva, Arquitetura 4 e Jerônimo & Pontual. Como objetivo geral a pesquisa procura identificar os aspectos peculiares e os valores essenciais da arquitetura pernambucana moderna e contemporânea.

Apesar do crescimento de publicações recentes sobre o tema, a arquitetura moderna e contemporânea no Estado não tem sido alvo de estudos sistemáticos que evidenciem o valor e qualidade dessa produção. Para tal, é preciso avaliar esta produção do ponto de vista da própria arquitetura, incluindo a análise de temas que são centrais ao projetar arquitetônico do século XX, como a relação com paisagem e o contexto urbano, a relação entre interior e exterior, a combinação de materiais novos e tradicionais, a redefinição da fachada, o emprego de elementos de adaptação climática e o respeito à continuidade de padrões culturais.
A falta de conhecimento sobre os valores dessa arquitetura tem relação direta com a perda recente de significativos exemplos da arquitetura local. A arquitetura produzida nessas décadas está desaparecendo não apenas pela sua substituição por novos edifícios, mas sobretudo pela falta de critérios nas operações de renovação e de conservação dos edifícios. Faz-se necessário identificar os valores essenciais desta produção arquitetônica, visando a elaboração de propostas de tombamento das principais obras, e o estabelecimento de critérios mínimos com o intuito a garantir a autenticidade nas operações de conservação do patrimônio moderno.

3 Paradigma Ambiental da Arquitetura Moderna em Pernambuco
Professora Coordenadora: Paula Maciel (UNICAP)
Bolsista: Tiago Lucena
O objetivo geral da pesquisa é identificar, nas soluções arquitetônicas utilizadas, quais os mecanismos de controle das variáveis climáticas e de que forma isto se reflete no conforto térmico e luminoso nos ambientes internos. Os aspectos sob os quais será feita análise dos projetos são: aspectos formais e espaciais, controle da radiação solar e ventilação, níveis de luminosidade e materiais utilizados. A meta é extrair os conceitos relativos à adequação da arquitetura ao clima quente e úmido presentes nas soluções arquitetônicas utilizadas em obras de significado histórico na Arquitetura Moderna Pernambucana.

 




Saiba mais sobre o livro:
Arquitetura Moderna no Norte e Nordeste do Brasil: universalidade e diversidade