Roberto Segre


Roberto Segre | 1934 - 2013

Nascido em Milão, emigrou para a Argentina em 1939, onde se graduou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires (1960).

Em 1963 passou a ministrar aulas de história da arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Havana, Cuba, quando escreveu "Arquitetura e Urbanismo da Revolução Cubana". Em 1994 passou a lecionar no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/UFRJ). Em 2007, recebeu o diploma de Doutor Honoris Causa no Instituto Superior Politécnico de Havana, Cuba (ISPJAE).

Foi assesor da UNESCO e, para esta instituição, teve a responsabilidade de organizar o livro "América Latina en su Arquitectura" (1975). Em 1985 obteve a bolsa Guggenheim de Nova York para estudar a arquitetura antilhana, e elaborou o livro "Arquitectura Antillana del Siglo XX" (2004). Publicou mais de 35 livros e 400 ensaios sobre arquitetura e urbanismo da América Latina e Caribe.

No dia 10 de março de 2013, o arquiteto, crítico e historiador da arquitetura Roberto Segre teve sua rotineira caminhada matinal aos domingos interrompida ao ser atropelado por uma motocicleta. Levado ainda vivo a hospital de Niterói, Segre não resistiu aos gravíssimos traumas do acidente e faleceu.


"Dear Docomomo friends,

It is with regret that we have to inform you that Roberto Segre of Docomomo Brazil died yesterday.
His contribution to Docomomo has been very important and intense. We have learnt from his opinions, points of view, texts and works and therefore it is a great loss for Docomomo and the whole architectural community.

We wish his family to have enough courage to come over this difficult situation.

Kind regards,"

Ana Tostoes
Chair
Docomomo International

Ivan Blasi
Secretary
Docomomo International

 

"Con gran pesar hemos recibido via Docomomo International la noticia de la tragica muerte de nuestro amigo Roberto Segre, ocurrida ayer en Niteroi.
Roberto Segre contribuyo de manera importante y consecuente con la difusion y compresion de la arquitectura moderna de Venezuela, dejando aqui muchos amigos. Aprendimos mucho de el, de su obra, de su entusiasmo y de su incansable labor.
Enviamos a su familia, discipulos, allegados y a todos nuestros amigos de Docomomo Brasil nuestras sinceras condolencias.

Desde Caracas,"

Graziano Gasparini
Presidente
Docomomo Venezuela

Hannia Gomez
Vicepresidente
Frank Alcock
Tesorero
Elias Gonzalez Sanavia
Secretario
Docomomo Venezuela