REVISTA DOCOMOMO BRASIL

revista DOCOMOMO Brasil [ISSN 2594-8601], publicação semestral online do Docomomo Brasil, é um periódico científico que tem por objetivo a divulgação dos trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos, projetos e resenhas bibliográficas na área da documentação e preservação das diversas manifestações do movimento moderno. 

Qualis Capes: B4

https://revistabr.docomomobrasil.com/


CHAMADA DE ARTIGOS

NÚMERO 07 | Docomomo Brasil 30 anos

A Revista Docomomo Brasil (ISSN 2594-8601) tem a satisfação de compartilhar o tema do nosso sétimo número: a celebração dos 30 anos do Docomomo Brasil.

Em 1992, quatro anos depois da fundação do Docomomo International, em Eindhoven, nos Países Baixos, foi instituída a representação brasileira desta organização não-governamental, na atualidade presente em mais de setenta países. A criação do Docomomo Brasil, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, visava contribuir para a valorização de nossa modernidade arquitetônica, urbanística e paisagística, tendo como emblemas a pesquisa, a documentação, a conservação e a troca de experiências entre diversos agentes sociais, para além da Academia.

Transcorridas três décadas, podemos afirmar sem hesitação que tais prerrogativas se mantêm no horizonte da atuação contínua de diversos colegas e equipes que estiveram a frente da coordenação do Docomomo Brasil, sempre comprometidos com os desígnios e os desafios atrelados à documentação e conservação do Movimento Moderno, por meio da criação de núcleos regionais, da organização dos seminários nacionais e regionais, das representações em conselhos, sempre em diálogo com o Docomomo International. Nessa jornada, estamos presentes em praticamente todo o território nacional e contamos com uma ampla rede de filiados, fato a tornar o Docomomo Brasil a segunda maior representação em termos globais. Além disso, não medimos esforços para defender o patrimônio moderno, contribuindo para suplantar a brutalidade e ignorância em relação à cultura, que têm caracterizado o tempo corrente.

Para superar as adversidades, contamos com a contribuição voluntariosa de diversos núcleos regionais: Bahia-Sergipe (BA/SE), Brasília, Ceará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (Docomomo Sul). Ao longo desses trinta anos, estes núcleos desempenharam um papel crucial para estimular novas frentes de trabalho, por meio da proposição de uma ampla gama de atividades, entre as quais informativos, inventários, guias de arquitetura, denúncias às ameaças ao patrimônio moderno, publicações, debates e seminários regionais, organizados bianualmente para reforçar as questões propostas pelos seminários nacionais, realizados com igual periodicidade nos anos subsequentes.

Levando-se em consideração a questões supramencionadas, a edição comemorativa dos trinta anos do Docomomo Brasil será organizada em duas seções: memória e contributos.

A seção memória apresentará textos curtos, produzidos pelos ex-coordenadores do Docomomo Brasil, que serão convidados a dissertar sobre os principais temas de discussão de cada biênio, examinando-se seus enfrentamentos e conquistas. Organizados em ordem cronológica, os artigos se tornam a um só tempo testemunho e estímulo à continuidade de nossas atividades.

A seção contributos reunirá comunicações apresentadas nos seminários regionais. Neste viés, convocamos qualquer autor participante, que poderá submeter seu artigo não publicado em outro periódico acadêmico, devidamente revisado e eventualmente complementado, para avaliação duplo-cega. Ao final do processo, teremos uma amostragem significativa das contribuições lançadas pelos núcleos regionais e posteriormente difundidos nos anais dos encontros, com o propósito de resgatar e dar visibilidade à abrangência nacional sobre a temática e a contribuição da Associação à documentação e conservação do Movimento Moderno no imenso Brasil

Política editorial

Os artigos submetidos para avaliação do corpo de pareceristas ad-hoc devem seguir as regras de submissão descritas a seguir:

  • os idiomas aceitos para publicação são o português, espanhol e inglês;
  • caso o artigo seja aceito para publicação, o autor ficará encarregado da sua tradução para o inglês [no caso de artigos já submetidos em inglês o autor poderá escolher entre português ou espanhol];
  • as imagens, caso haja, devem ser livres de direitos autorais ou autorizadas pelos detentores;
  • os artigos devem seguir a formatação disponibilizada

Prazo para envio das submissões: 13 de novembro de 2022

Atenciosamente,

Editores responsáveis pelos números 07 e 08 | 2022
Marta Peixoto | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Helio Herbst | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ricardo Paiva | Universidade Federal do Ceará



NÚMERO 08 | Modernidades, identidades e gêneros

A Revista Docomomo Brasil (ISSN 2594-8601) convida pesquisadores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins a enviarem artigos para a edição de número 8. A revista tem como objetivo a divulgação de pesquisas, documentos, projetos e resenhas bibliográficas na área da documentação, conservação e preservação das diversas manifestações do Movimento Moderno. Os artigos poderão ser submetidos em uma das duas seções, assim constituídas.

Na seção Dossiê serão divulgados artigos centrados na problematização da tríade modernidades, identidades e gêneros, sendo encorajada a submissão de ensaios que problematizem questões raciais e de gênero, observando-se a contribuição de profissionais e vivências de identidades silenciad@s pela historiografia da modernidade arquitetônica no Brasil. Além disso, convocamos a submissão de ensaios que problematizem a demarcação de territórios – de aceitação ou exclusão – de certos grupos em relação a trajetórias profissionais e projetos e obras de edificações, sítios e unidades de vizinhanças concebidos sob a égide da modernidade. Por fim, a seção estará aberta a estudos centrados na identificação, documentação e conservação de ações empreendidas por e para povos indígenas, negros e negras, outras identidades étnicas e raciais, mulheres e pela comunidade LGBTQIA+ em defesa da representatividade, da cidadania plena, da inclusão, da equidade e justiça socioespacial – pautas que deveriam estar presentes no horizonte de ação de tod@s profissionais alinhados com as premissas de revisão da historiografia do Movimento Moderno.

Na seção Artigo/Projeto serão veiculados artigos de temática livre, que possam contribuir para a reflexão sobre os paradoxos da modernidade no Brasil e suas formas de expressão, reconhecendo-se o valor das ações de documentação e conservação de nosso patrimônio. Esta seção também pretende divulgar experiências de restauração e intervenção em edificações, sítios e unidades de vizinhança, discutindo-se os princípios que nortearam tais procedimentos em suas dimensões materiais, históricas, simbólicas e técnicas, suas condições de uso e ocupação, sendo igualmente relevante a análise do envolvimento e a participação dos diversos atores sociais nos processos de restauro.

Política editorial

Os artigos submetidos para avaliação do corpo de pareceristas ad-hoc devem seguir as regras de submissão descritas a seguir:

  • os artigos submetidos devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outra publicação;
  • os idiomas aceitos para publicação são o português, espanhol e inglês;
  • caso o artigo seja aceito para publicação, o autor ficará encarregado da sua tradução para o inglês [no caso de artigos já submetidos em inglês o autor poderá escolher entre português ou espanhol];
  • as imagens, caso haja, devem ser livres de direitos autorais ou autorizadas pelos detentores;
  • os artigos devem seguir a formatação disponibilizada

Prazo para envio das submissões: 13 de novembro de 2022

Atenciosamente,

Editores responsáveis pelos números 07 e 08 | 2022
Marta Peixoto | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Helio Herbst | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ricardo Paiva | Universidade Federal do Ceará

Aguardamos a sua contribuição!

4 respostas para “REVISTA DOCOMOMO BRASIL”

  1. Bom dia! Quando será disponibilizada a formatação dos artigos para a edição número 8: Modernidades, identidades e gêneros?
    Grata desde já

  2. Bom dia, colegas

    Acessei primeiro o site http://revista.docomomo.org.br/, e percebi que estava desatualizado.
    Finalmente encontrei o caminho para esta página.
    Não sei se o outro site será anulado, ou não, em qualquer caso facilitaria que estivesse atualizado ou ao menos, que tivesse o link para chegar aqui.
    Fica a sugestão, como eu outros podem estar procurando e não achando,
    Obrigada

    1. Olá profa. Ruth,
      Já normalizamos o acesso ao site e corrigimos a duplicação existente com o endereço antigo (desatualizado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *