Sobre a Revista
O projeto editorial
Duas são as seções que constituem o corpo principal da revista – Projeto e Artigo. Ambas foram amplamente discutidas na Assembleia Geral do DOCOMOMO Brasil, realizada no 11o. Seminário DOCOMOMO Brasil, realizado no Recife, em 2016, quando foi formalmente submetido à apreciação dos nossos pares.
Na seção Projeto pretende-se divulgar e discutir experiências práticas de restauração de edificações, sítios e unidades de vizinhança, como preconizado em nossa denominação, e de outras expressões artísticas do movimento moderno. A intenção é estimular o debate sobre os princípios que nortearam as respectivas intervenções, os procedimentos adotados para a análise dos objetos em tela em suas diversas dimensões – materiais, históricas, simbólicas, as técnicas de restauro utilizadas, as condições de uso e ocupação demandadas e implementadas, o envolvimento e a participação dos diversos atores sociais no processo de restauro e quaisquer demais elementos relevantes da ação restauradora.
A segunda seção – Artigo –, portanto, é aquela que, tradicionalmente, mais nos identifica. Nossa, até agora, principal contribuição para a reflexão sobre os paradoxos da modernidade no Brasil e suas formas de expressão por meio do registro discursivo nos parâmetros que validam nossa expertise dentre nossos pares – dos mais próximos aos mais distantes dentro do espectro formal da produção científica. Sendo provavelmente o meio de expressão ao qual mais estamos familiarizados, esperamos que continuemos a oferecer novos olhares e interpretações sobre o rico acervo nacional, como forma de reconhecimento dos bens patrimoniais, mas também como parte indissociável de ações de preservação.
Política editorial
A revista DOCOMOMO Brasil [ISSN 2594-8601] conta com um sistema de submissão online. Caso ainda não seja um de nossos autores cadastrados, faça seu cadastro [menu lateral] e siga os passos indicados. Qualquer dúvida entre em contato com a comissão editorial da revista pelo endereço eletrónico.
A submissão de artigos é de fluxo contínuo e de temática livre, sempre tendo em conta a política editorial da revista. Os artigos submetidos para avaliação do corpo de pareceristas ad-hoc devem seguir as regras de submissão descritas a seguir:
- os artigos submetidos devem ser inéditos;
- os idiomas aceitos para publicação são o português , espanhol e inglês;
- caso o artigo seja aceito para publicação, o autor ficará encarregada da sua tradução para o inglês [no caso de artigos já submetidos em inglês o autor poderá escolher entre português ou espanhol];
- as imagens, caso haja, devem ser livres de direitos autorais ou autorizadas pelos detentores;
- os artigos devem seguir estritamente o template disponibilizado no link abaixo.
Avaliação por pares
A avaliação das contribuições submetidas para as três seções que compõem o periódico – Projeto, Artigo e Documento, será feita por pares em sistema blind review. A Comissão Editorial se compromete a tomar todas as medidas necessárias para que a identidade dos autores não seja revelada aos pareceristas ad-hoc. A nominata dos pareceristas será divulgada a cada dois números. As contribuições serão avaliadas por dois pareceristas ad-hoc, que indicarão uma das três alternativas:
- Aceito para publicação;
- Aceito para publicação com alterações;
- Recusado para publicação.
Em caso de apenas uma recusa, será solicitada a avaliação de um terceiro parecerista. Todo o processo de avaliação é acompanhado pela comissão editorial por meio do Open Journal System. Em caso de publicação, as datas de submissão, revisão (caso ocorra) e aceite serão divulgadas.
Corpo editorial
A revista DOCOMOMO Brasil [ISSN 2594-8601] conta com uma comissão editorial responsável por elaboração e execução. A renovação da comissão editorial ocorrerá a cada dois anos na proporção de 2/3 dos seus componentes.
Periodicidade da publicação
A revista DOCOMOMO Brasil é uma publicação semestral.
Números especiais poderão ser publicados a critério do conselho editorial.
Livre acesso
A revista é acessada online de forma gratuita, atendendo ao princípio de democratização do conhecimento científico para qualquer público, desde que sejam resguardados os princípios éticos que embasam a ciência e a política nacional de direitos autorais. Esse princípio foi estabelecido originalmente no projeto Public Knowledge Project
Idiomas em que serão aceitos os artigos
Os idiomas aceitos para publicação são o português , espanhol e inglês.
Instituição responsável pela publicação
DOCOMOMO Brasil
ASSOCIAÇÃO DE COLABORADORES DO DOCOMOMO BRASIL
CNPJ: 09.453.690/0001-09
Endereço: Rua do Lago, n° 876, CEP 05508-089, São Paulo, SP