DOCOMOMO | Minas Gerais

 

DOCOMOMO núcleo | MG

Maria Marta dos Santos Camisassa (UFV)
Coordenadora
email: camisassa.marta@gmail.com 

Comissão Coordenadora

Denise Marques Bahia (PucMinas)
email: dmbahia@uol.com.br

Fábio José Martins de Lima (UFJF)
email: fabio.lima@ufjf.edu.br

Maria Beatriz Camargo Capello (UFU)
email: mbcappello@uol.com.br   

Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Av. PH Rohlfs s/n – Campus Universitário
36570-000 Viçosa MG
tel. +55-31 3899-2744 | +55-31 3899-1973

O núcleo DOCOMOMO | MG foi fundado no dia 28 de agosto de 2007 a partir de umareunião realizada na Casa do Baile, em Belo Horizonte, com a presença de alguns membros filiados ao DOCOMOMO Brasil e outros interessados na participação e nas atividades da entidade no Brasil. Estavam presentes: Profª Denise Marques Bahia (representando a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PucMinas), atualdiretora da Casa do Baile e arquiteta Tereza Bruzzi - então diretora da Casa do Baile, Prof. Fábio Martins Lima (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF) e as representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Profªs Maria Beatriz Cappello e Maria Eliza Guerra – e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Profª Marta Camisassa, um dos membros pioneiros na formação da associação do DOCOMOMO Brasil. Presentes também os arquitetos Carlos Henrique Bicalho,Mariana Guimarães Brandão e Maria Aparecida Vivas, representantes da Prefeitura deBelo Horizonte. Nessa reunião, foram propostos como metas do Núcleo:

DOCOMOMO | MG

Objetivos gerais:

1.   Constituir um fórum interinstitucional com metodologias apropriadas para pesquisa,documentação, conservação e recuperação de obras do Movimento Moderno em Minas Gerais.

2.   Defender a implementação de Ações Políticas de Preservação, Conservação e Recuperação das obras do Movimento Moderno em Minas Gerais.

Objetivos específicos:

1.   Promover o conhecimento público e a divulgação do patrimônio moderno mineiro.

2.   Promover a proteção e a preservação desse mesmo patrimônio.

3.   Promover o estudo científico desse acervo.

4.   Promover a elaboração dos inventários do patrimônio moderno.

5.   Promover a proteção, a recuperação e a disponibilização ao público dos documentos relativos ao DOCOMOMO regional.

6.   Promover a aproximação entre arquitetos, profissionais ligados aos órgãos de preservação e comunidade acadêmica de pesquisadores relacionados à documentação e conservação da Arquitetura Moderna em Minas Gerais.

7.   Participar na fundamentação teórica para definição de critérios operativos e metodológicos na elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio modernista em Minas Gerais.

Foram também definidas as seguintes propostas de atividades:

1.   A elaboração de inventários.

2.   Promoção de propostas de processos de tombamento.

3.   Eventos como seminários, fóruns, exposições, etc.

4.   Projetos de pesquisa e captação de recursos financeiros.

5.   Publicações desde guias a anais de eventos, livros, revistas eletrônicas e etc.

6.   Manifestações/denúncias públicas no caso de patrimônio em risco.

7.   promoção de viagens e recepção de grupos de estudos e visitas técnicas a obras do Movimento Moderno.

Ficou decidido que a sede estadual do núcleo DOCOMOMO|MG seria no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, pelo prazo do primeiro mandato da coordenação, tendo sido eleita a seguinte composição da coordenação: Maria Marta Camisassa, Denise Marques Bahia, Fábio José Martins de Lima e Maria Beatriz Camargo Cappello, com mandato de dois anos. Dentre as atividades discutidas, uma das mais urgentes é a verificação do andamento do Dossiê Pampulha para tombamento como patrimônio da humanidade, pela UNESCO, e se propôs envidar esforços para o avanço do processo iniciado pelo IPHAN, em 1996. Poucas semanas depois, em mais uma iniciativa da Casa do Baile, foi realizado II Seminário no Baile, entre os dias 18 e 19 de setembro, intitulado Pensando o Modernismo cuja programação incluiu uma mesa redonda com a participação do Prof. Hugo Segawa (FAU USP) e então coordenador do DOCOMOMO Brasil, Profª Denise Bahia |PucMinas e Profª Marta Camisassa (UFV), onde se discutiu o tema “Como e por que preservar a arquitetura moderna”.

Em 15 de dezembro de 2007, no evento de abertura, na Casa do Baile, da Exposição Inventar e Viver: Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, do lançamento do livro Pampulha Múltipla | organização Thaïs Veloso Cougo Pimentele do encerramento das comemorações oficiais do centenário de Niemeyer em Belo Horizonte, com a presençado Prefeito Fernando Pimentel, da Presidente da Fundação Municipal de Cultura Maria Antonieta Cunha, da diretora do Museu Histórico Abílio Barreto Thaïs Veloso Cougo Pimentel, da diretora da Casa do Baile Denise Bahia, da curadora da mostra Tereza Bruzzi e da Coordenadora do Docomomo | MG Maria Marta Camisassa, foi anunciada oficialmente ao público a criação do Núcleo DOCOMOMO de Minas Gerais e disponibilizada uma lista para manifestação de interesse e contato. 

 

Da esquerda para a direita: Maria Aparecida Vivas, Tereza Bruzzi, Ricardo Lanna, Maria Eliza Guerra,Marta Camisassa, Denise Bahia, Mariana Brandão, Carlos Henrique Bicalho, Beatriz Cappello, Fábio Martins | Foto Ana Roriz