DOCOMOMO no Brasil
     
   
     
 

O DOCOMOMO é uma organização não-governamental, com representação em mais de quarenta países. Foi fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda. É uma instituição sem fins lucrativos e está sediada atualmente em Barcelona, na Fundació Mies van der Rohe, e é um organismo assessor do World Heritage Center da UNESCO.

Os objetivos do DOCOMOMO são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

O DOCOMOMO é reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Visite DOCOMOMO Internacional. O texto da ex-secretária do docomomo internacional Anne-Laure Guillet faz um balanço das atividades da instituição ao fim (em 2009) de 7 anos de mandato na França e algumas semanas antes da mudança da sede para barcelona. Leia-o aqui.

O DOCOMOMO Brasil se organiza como entidade nacional, com representações regionais organizados em Núcleos de abrangência estadual.

DOCOMOMO núcleo | BA
DOCOMOMO núcleo | BSB
DOCOMOMO núcleo | MG
DOCOMOMO núcleo | PR
DOCOMOMO núcleo | PE
DOCOMOMO núcleo | RJ
DOCOMOMO núcleo | RS

DOCOMOMO núcleo | SP

Em 1992 foi criado o núcleo brasileiro do DOCOMOMO, seguindo os princípios definidos pelo DOCOMOMO International, abrigado no Mestrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. De 2000 ao final de 2001 a Comissão Executiva do DOCOMOMO Brasil passou a funcionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. De 2002 a 2005 a coordenação do DOCOMOMO Brasil esteve vinculada ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. No Biênio 2006-2007 voltou a se vincular à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. No biênio 2008-2009, a coordenação do DOCOMOMO Brasil esteve sediada no PROPAR - Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universaidade Federal do Rio Grande do Sul. Para o biênio 2010-2011, o DOCOMOMO Brasil continuará sediado no PROPAR.

Os seminários nacionais do DOCOMOMO Brasil são real izados regularmente desde 1995, sempre a cada dois anos. Estes seminários transformaram-se em um fórum reconhecido nacionalmente (e com repercussão internacional) pela contribuição ao debate sobre a arquitetura e o urbanismo do movimento moderno no Brasil, envolvendo cursos e programas de pós-graduação em arquitetura e urbanismo de diversas universidades brasileiras. Foram realizados sete seminários nacionais: o 1º e 2º organizados pela Universidade Federal da Bahia (1995, 1997), o 3º na Fundação Bienal de São Paulo (1999), o 4º pela Universidade Federal de Viçosa (2001), o 5º pela Universidade de São Paulo/Campus São Carlos (2003), o 6º pela Universidade Federal Fluminense (2005), a 7º edição, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), o 8º pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Já em 2011 o 9º Seminário DOCOMOMO Brasil será realizado em Brasília.

No plano regional, já foram realizados nove seminários regionais, organizados pela Universidade de Taubaté (2002), Centro Universitário Belas Artes (2004) e Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), Universidade Católica de Pernambuco/Universidade Federal do Pernambuco (2006 e 2008), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006 e 2008) Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Em 2010 Serão realizados o 3º DOCOMOMO Sul e o 3º DOCOMOMO NO/NE

Os seminários DOCOMOMO Brasil são hoje reconhecidos dentro da comunidade acadêmica e científica brasileira da área, tendo provocado um interesse maior nos estudos sobre a história da arquitetura e urbanismo modernos, conforme foi reafirmado recentemente no XI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR – onde em todas as avaliações sobre o estado da arte nos estudos sobre o urbanismo moderno brasileiro foi ressaltada a sua importância no avanço realizado nos últimos anos. De outra parte as ações de inventário e preservação do patrimônio moderno brasileiro tem tido no seminário DOCOMOMO Brasil o principal forum para troca de informação necessária a uma mais eficaz ação na área. Todos os seminários DOCOMOMO Brasil contaram com o apoio do CNPq e organismos de fomento estaduais. Quando da realização do evento em 2004 pela USP/São Carlos, o ofício de concessão do apoio informava que: “... por tratar-se de evento com histórico superior a 10 anos, a aprovação quanto ao mérito terá validade até 2007 inclusive.” [Of. COSAE/062003, 05/08/2003]

O DOCOMOMO Brasil foi ainda o responsável pela organização do 6th International DOCOMOMO Conference no ano 2000, realizado em Brasília por ocasião do 40° aniversário da cidade, numa promoção conjunta entre a Universidade Federal da Bahia e da Universidade de Brasília. Foi a primeira reunião internacional do DOCOMOMO organizada fora da Europa. Esse evento também teve o apoio do CNPQ e da Capes.

A filiação ao DOCOMOMO Internacional se faz pelas representações nacionais. É realizada no primeiro trimestre de cada ano. Os associados plenos internacionais recebem as duas edições (semestrais) da revista Docomomo Journal, editadas pelo DOCOMOMO International, e descontos nos eventos internacionais. Todos os associados recebem descontos proporcionais nas inscrições dos eventos nacionais promovidos pelo DOCOMOMO e DOCO-MEMOS que circulam apenas entre os filiados. Para maiores informações, escrevam para docomomo.brasil@gmail.com .


Comitês Executivos

1992-1999 – Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia
Anna Beatriz Ayrosa Galvão, Coordenadora
Ângela West Padrão, Coordenadora
Naia Alban, Secretária Executiva
Alejandra Muñoz, Secretária Executiva
Olívia de Oliveira, Tesoureira

2000-2001 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Lucio Gomes Machado, Coordenador
Alexandre Penedo, Secretário Executivo
Mirthes Baffi, Tesoureira

2002-2005 – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
Hugo Segawa, Coordenador
Mirthes Baffi, Secretária Executiva
José Pessôa, Tesoureiro

2006-2007 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Hugo Segawa, Coordenador
Ademir Pereira dos Santos, Secretário Executivo
Mirthes Baffi, Tesoureira

2008-2011 – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura - PROPAR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Carlos Eduardo Dias Comas, Coordenador
Maria Luiza Adams Sanvitto, Secretária Executiva
Sílvia Lopes Carneiro Leão, Tesoureira

2012-2013 – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura - PROPAR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cláudia Piantá Costa Cabral, Coordenadora
Luis Salvador Petrucci Gnoato, Secretário Executivo
Marta Silveira Peixoto, Tesoureira

Comitê Atual – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura - UFPE, Universidade Federal de Pernambuco
Sonia Maria de Barros Marques, Coordenadora
Luiz Manuel do Eirado Amorim, Secretário Executivo
Wylnna Carlos Lima Vidal, Tesoureira

Agradecimentos

A montagem do conteúdo contou com a colaboração dos núcleos regionais do DOCOMOMO Brasil, bem como de vários associados e simpatizantes. Não fosse a generosidade dos filiados ao longo de anos de filiação, não teria sido possível reunir recursos para a realização da página. Solicitamos opiniões de várias pessoas sobre uma versão de trabalho da página. Os retornos foram muito importantes.

O DOCOMOMO Brasil agradecerá por informações e sugestões que possam aperfeiçoar a página. Lamenta por eventuais erros que inadvertidamente esta página web contenha, estando atento para quaisquer correções que se façam necessárias. Para sugestões/reclamações, entre em contato com o webdesigner através do email docomomo.brasil@gmail.com
 

Créditos fotos cabeçalho
Ministério da Educação e Saúde Pública | Lúcio Costa e equipe | Rio de Janeiro
foto Arquivo Donato Mello Jr

Igreja de São Francisco de Assis | Oscar Niemeyer | Belo Horizonte
foto Hugo Segawa

Museu de Arte de São Paulo | Lina Bo Bardi | São Paulo
foto Hugo Segawa

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP | J. B. Vilanova Artigas | São Paulo
foto Hugo Segawa

Escola Alberto Torres | Luiz Nunes | Recife
foto Hugo Segawa

Jockey Clube | Roman Fresnedo Siri | Porto Alegre
foto Arquivo LTHA/UniRitter

Elevador Lacerda | Thiesen, Prentice, Floderer | Salvador
foto Hugo Segawa

Fonte Andrade Jr. | Francisco Bolonha | Araxá, MG
foto Hugo Segawa

Museu de Arte Moderna | Affonso Reidy | Rio de Janeiro
foto Hugo Segawa