8º Seminário DOCOMOMO Brasil
Rio de Janeiro | 01 a 04 de setembro de 2009

 

 


Cidade Moderna e Contempôranea: Síntese e Paradoxo das Artes

A realização do 8º Seminário Docomomo Nacional 2009 na cidade do Rio de Janeiro constitui uma oportunidade ímpar para a comemoração dos 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte (de setembro 1959), promovido por Juscelino Kubitschek e organizado por Mário Pedrosa no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O congresso, que transcorreu em torno do tema “Cidade Nova, a Síntese das Artes”, contou com a presença de grandes expoentes da crítica de arte, da arquitetura e do urbanismo como Giulio Carlo Argan, Bruno Zevi, Richard Neutra, Eero Saarinen, Jean Prouvé, André Bloc, Charlotte Perriand, Alberto Sartoris, André Chastel, Hans Jaffé, Frederick J. Kiesler, Tomás Maldonado, Romero Brest, Stamos Papadaki, entre muitos outros.

As questões das cidades novas e da síntese das artes no século XX encontram-se no núcleo constitutivo do Movimento Moderno e permanecem até hoje pertinentes. A interdisciplinaridade e colaboração entre os profissionais das três áreas (arte, arquitetura e urbanismo) tema do seminário de 2009, vêm suscitando importantes debates sobre os paradoxos das metrópoles contemporâneas. Ressalte-se que, nos últimos anos, migrações e transversalidades entre arte, arquitetura e cidade têm sido os temas de grandes exposições no Brasil e no exterior: “Arte e Cidade” (São Paulo -1994, 1995, 1998 e 2002) “Iconografias Metropolitanas” (25ª BISP); “Como Viver Junto” (27ª BISP), Documenta de Kassel X e XI, Bienal de Arquitetura e Bienal de Arte de Veneza, entre outras.

Em 2009, também serão comemorados o centenário do pintor e paisagista Burle-Marx, cuja obra está presente em várias cidades de América Latina; e os 50 anos do Manifesto e da I Exposição de Arte Neoconcreta, no MAM-Rio. Esta exposição é considerada a ruptura do projeto construtivo brasileiro na arte, assim como Brasília pode ser considerada a concretização do imaginário urbano da modernidade, nos primeiros anos da década de 1950.

O 8º Seminário Docomomo Nacional 2009 acontecerá no edifício do Ministério de Educação e Saúde (hoje Palácio Capanema), ícone paradigmático do Movimento Moderno Latino-americano e síntese do diálogo estabelecido entre os arquitetos locais e Le Corbusier. O evento apresenta-se como uma ocasião única para a reflexão sobre temas fundamentais como foram os daquele Congresso Internacional Extraordinário: novas cidades; arquitetura monumental; técnica e expressividade; colocação de monumentos públicos; tradição e materiais antigos na arquitetura moderna; crítica de arte e arquitetura; artes plásticas e a síntese das artes; as artes industriais e o design; arte e educação e, finalmente, a situação das artes na cidade.

A proposta ora encaminhada pelo Docomomo Rio pretende recuperar os debates e as discussões realizadas naquele evento, focalizando alguns de seus temas, que poderão permitir a reflexão contemporânea, respondendo às preocupações recorrentes das ações do Docomomo Brasil.

Comissão Organizadora Docomomo-Rio