A “ÚLTIMA CAPITAL PLANEJADA DO SÉCULO XX”:
O PROJETO DE PALMAS E SUA CONDIÇÃO MODERNA
A ABORDAGEM DO PROGRAMA SOCIAL NA ARTE MODERNA,
E O EXEMPLO CONTEMPORÂNEO DA ARTE POPULAR NAS
DIVERSAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO GRAFFITI
A ARQUITETURA E AS ARTES MENORES
A ARQUITETURA E O URBANISMO MODERNOS NO DISTRITO FEDERAL,
ESCOLHA OU CONSEQUÊNCIA NA ERA VARGAS?
A ARQUITETURA MODERNA DE CAMPINAS NO PERÍODO DE1930 A 1970
A ARQUITETURA MODERNA LATINO-AMERICANA NAS PUBLICAÇÕES DO MOMA:
UMA MODERNIDADE INVENTADA?
A ARTE NO CONJUNTO PEDREGULHO SOB O OLHAR DO MORADOR
A BUSCA PELA IDENTIDADE MODERNA NA ARQUITETURA PIAUIENSE DE ANÍSIO MEDEIROS NOS ANOS 50
A CHRISTIANI & NIELSEN E A ARQUITETURA DO CONCRETO ARMADO NO BRASIL:
INDAGAÇÕES EM TORNO DA RELAÇÃO ENTRE ARTE ETÉCNICA
A CIDADE CINEMATOGRÁFICA E A SÍNTESE
DAS ARTES NO IMAGINÁRIO DAS VANGUARDAS
A CIDADE DO RECIFE COMO OBJETO ARTÍSTICO
NAS INTERVENÇÕES DE PAULO BRUSCKY
A CIDADE MODERNA | O MODERNO [E A ARTE] NA CIDADE A PRAIA DE BELAS E
O LARGO DOS AÇORIANOS – 1752/1973
A FORMA SEGUE O LEITE: A ARQUITETURA DAS USINAS DE PASTEURIZAÇÃO DO RECIFE
A FORMAÇÃO COMO LEGADO TEÓRICO E PRÁTICO
A FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA DE PETERSCHEIER EM TRÊS PUBLICAÇÕES
A INFLUÊNCIA MODERNISTA NA FORMAÇÃO DOS MUSEUS
A INTERVENÇÃO DE MEYER SHAPIRO NO “CONGRESSO
INTERNACIONAL EXTRAORDINÁRIO DE CRÍTICOS DE ARTE”
A JOYOUS ARCHITECTURE: AS EXPOSIÇÕES DE ARQUITECTURA MODERNA BRASILEIRA EM PORTUGAL E A SUA INFLUÊNCIA NOS TERRITÓRIOS
PORTUGUÊS E AFRICANO
A MIRAGEM DA CIDADE MODERNA NA
ARQUITECTURA PORTUGUESA DO PÓS-GUERRA
A MODERNA CURITIBA DOS ANOS 1960:
JOVENS ARQUITETOS, CONCURSEIROS, PLANEJADORES
A MODERNIDADE E A SÍNTESE DAS ARTES A PARTIRDAS OBRAS DO ARQUITETO WAGNER SCHRODEN EM UBERABA (MG)
A OBRA DE ATHOS BULCÃO, PONTO ALTO DA VERTENTE CONSTRUTIVA
A OBRA DE BURLEMARX EM TERESINA: ESTUDO DE PROJETO PAISAGÍSTICO DO RIO POTY HOTEL. 1980
A OBRA DE ROBERTO BURLEMARX PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO
– UM PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA
A PARTICIPAÇÃO DO ARQUITETO RICHARD NEUTRA NO CONGRESSO INTERNACIONAL EXTRAORDINÁRIO DE CRÍTICOS DE ARTE EM 1959
A PRAÇA É OPOVO. A ARQUITETURA DE FÁBIO PENTEADO
A TEORIA PERDIDA: INDAGAÇÕES DEUMA ARQUITETA MODERNISTA QUEQUERIA ENSINAR
A UNIVERSIDA DEEA CIDADE- POR UMA HISTÓRIA DA ARQUITETURA MODERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
A VISÃO DE CIDADE EM CARMEN PORTINHO
AGENCIA METROPOLITANA DE CORREIOS DE TÓKIO E OSAKA: DIFICULDADES NA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNO DENTRO DO CONTEXTO URBANO JAPONÊS
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE (NATAL/RN):
EXISTE UMA INTEGRAÇÃO DAS ARTES?
ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO BIOCLIMÁTICA DE EDIFÍCIOS MODERNOS EM TERESINA-PI.
ANÁLISE DA RESIDÊNCIA ANTÔNIO BARBOSA E SUA RELAÇÃO PATRIMONIAL:
CLAREZA E OBJETIVIDADE NA “FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITETO” DE VILANOVA ARTIGAS
ANTÍTESES MODERNAS: A FLOR, O CRISTAL E O BULLDOZER
APROXIMACIONES: ÁLVARO SIZA Y ALVAR AALTO
APROXIMAÇÕES, DIFERENCIAÇÕES E EMBATES ENTRE A PRODUÇÃO DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO NAS REVISTAS DEARQUITETURA (1945-1960)
ARQUITECTURA MODERNA EN PUNTA ARENAS (CHILE)
INDAGACIÓN PARA UNA HISTORIA
ARQUITETURA MODERNA E ESCULTURA FIGURATIVA: A REPRESENTAÇÃO NATURALISTA NO ESPAÇO MODERNO
ARQUITETURA E CIDADE EM EXPOSIÇÃO:
AS EXPOSIÇÕES DE ARQUITETURA E AS BASES DO PROJETO MODERNO NA ALEMANHA
ARQUITETURA E EDUCAÇÃO: ECOS DA MODERNIDADE
ARQUITETURA E EDUCAÇÃO: IDEOLOGIA E REPRESENTAÇÃO
ARQUITETURA EM REVISTA – O MODERNO E A TRADIÇÃO EM DOIS PERIÓDICOS REPRESENTATIVOS DOS CAMPOS ACADÊMICO E PROFISSIONAL DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
ARQUITETURA INSTITUCIONAL EM CONCRETO APARENTE EM FLORIANÓPOLIS/SC E SUAS REPERCUSSÕES NO ESPAÇO URBANO DA CIDADE ENTRE1970 E 1985
ARQUITETURA MODERNA E CONFORTO AMBIENTAL NOS TRÓPICOS – DIRETRIZES APLICÁVEIS A CASAS DE LUCIOCOSTA NA GÁVEA, RIO DEJANEIRO
ARQUITETURA MODERNA E NEOCONCRETISMO:
UMA EXPERIÊNCIA DA GEOMETRIA
ARQUITETURA MODERNA E TRADIÇÃO CONSTRUTIVA: A DIFUSÃO DA MODERNIDADE ÀS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA ATRAVÉS DAS OBRAS INICIAIS PROMOVIDAS PELO IPESP COM PROJETOS DE ARQUITETOS MODERNOS PAULISTAS, 1959 - 1960
ARQUITETURA MODERNA EM CAMPINAS: A QUESTÃO ESTRUTURAL
ARQUITETURA MODERNA EM PORTO ALEGRE NA DÉCADA DE 1950:
A MODERNIDADE COMO PATRIMÔNIO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
ARQUITETURA MODERNA MODESTA CARIOCA, MAS NEM TANTO
ARQUITETURA MODERNA NO RIO DE JANEIRO: REFERÊNCIAS PERDIDAS, 1930-1960
ARQUITETURA MODERNA PARA UMA ESCOLA HIGIÊNICA:
UM ESTUDO A PARTIR DE MANUAIS DE HIGIENE ESCOLAR
ARQUITETURA MODERNA PAULISTA, IMAGINÁRIO SOCIAL URBANO, USO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO
ARQUITETURA, HISTORIOGRAFIA E HISTORIA OPERATIVA NOS ANOS 1960
ARQUITETURAS EFÊMERAS: DOIS MOMENTOS DE MODERNIDADE NA ARQUITETURA GAÚCHA
ARTE E ARQUITETURA MODERNA NA OBRA DE
LUÍS FERNANDO CORONA EM PORTOALEGRE
ARTE MODERNA NA ARQUITETURA E NO URBANISMO RECIFENSES – SÍNTESE E PARADOXOS, NO ONTEM E NO HOJE: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE ALGUMAS DAS OBRAS DE ABEL ARDODA HORA E FRANCISCO BRENNAND
AS ARTES PLÁSTICAS NA CONFIGURAÇÃO DA ARQUITECTURA.
TRÊS EDIFÍCIOS MODERNISTAS LISBOETAS
AS CARTAS DE ATENAS: ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO MODERNO PARA AS DIRETRIZES INTERNACIONAIS ENACIONAIS DE RESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
AS CASAS POPULARES E A FORMAÇÃO DO SUBÚRBIO CARIOCA
AS QUATRO DÉCADAS DE ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE APOSENTADORIAS E PENSÕES (IAPS) EM NATAL-RN: A ARQUITETURA HABITACIONAL RESULTANTE
AVANT-GARDENA BAHIA: URBANISMO, ARQUITETURA E
ARTES PLÁSTICAS EM SALVADOR NAS DÉCADAS DE1940 A 1960
AVENIDA AMARAL PEIXOTO: O MODERNISMO E O COLONIAL
NA ABERTURA DE UMA VIA MONUMENTAL
AVENIDA CONSELHEIRO NÉBIAS: PRENÚNCIO DE MODERNIDADE EM SANTOS
BATATUBA, BRASIL- UMA “CIDADE SERIAL”
BRASÍLIA E O TOMBAMENTO: PATRIMÔNIO E ESPECULAÇÃO NA CIDADE MODERNISTA
BRASÍLIA, 1959:
A CIDADE EM OBRAS E O CONGRESSO INTERNACIONAL EXTRAORDINÁRIO DOS CRÍTICOS DE ARTE
CAMINHOS DA ARQUITETURA MODERNA EM FORTALEZA:
A CONTRIBUIÇÃODOPAISAGISTA ROBERTO BURLEMARX
CANDIDATURA DO RIO DE JANEIRO A PATRIMÔNIO MUNDIAL CATEGORIA PAISAGEM CULTURAL.
CARACAS: CIUDAD MODERNA Y MUSEO
CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO PAISAGISTA NEY URURAHY
CARTAS DA AMERICA: ARQUITETURA E MODERNIDADE
CARTAS SOBRE CARTAS - A CONTRIBUIÇÃO SILENCIOSA BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DOS PRIMEIROS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE ARQUITETURA MODERNA
CASAS MODERNISTAS EM ANÁPOLIS
CENTRO ADMINISTRATIVO DO PIAUÍ: RELAÇÃO DO EDIFÍCIO MODERNO COM A CAPITAL CONTEMPORÂNEA
CIDADE CONTEMPORÂNEA, ESTRUTURA, PLANO E PROJETO
CIDADE CONTEMPORÂNEA: HIBRIDISMO ENTRE AS ARTES
CIDADE MODERNA E SUPERQUADRA
“CIDADE NOVA – SÍNTESE DAS ARTES”:
INTERLOCUÇÕES COM A FOTOGRAFIA MODERNA E DE VANGUARDA
CONCRETISMO, CONCRETÃO, NEO-CONCRETISMO:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E DUAS CASAS
CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRÍTICOS DE ARTE 1959. DIFUSÃO NAS REVISTAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS ESPECIALIZADAS
CONHECER PARA PRESERVAR: DOCUMENTAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNISTA TOMBADO EM CATAGUASES, MINAS GERAIS
CONJUNTO HABITACIONAL DA VÁRZEA DO CARMO:
DO PROJETO IDEAL AO CONJUNTO REAL
CONSERVAÇÃO INTEGRADA: ESTUDOSOBREA PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PLANEJAMENTO E
NA GESTÃOURBANA DE SÃO LUÍS
CONSTRUINDO CONSENSOS: A OBRA DE BURLEMARX NA V BIENAL DE SÃOPAULO
DA CONSTRUÇÃO DE UMA ARTE NACIONAL AOS MURAIS DE CAMPINA GRANDE
DA INTEGRAÇÃO À AUTONOMIA: ARTE, ARQUITETURA E CULTURA
NO BRASIL (1950-1980)
DA INTEGRAÇÃODAS ARTES AO DESENHO INTEGRAL
INTERFACES DA ARQUITETURA NO BRASIL MODERNO
DA RESTAURAÇÃO DO ESPAÇO DA ARQUITETURA: O INSTITUTO DE ANTIBIÓTICOS
DAVID LIBESKIND E O CONJUNTO NACIONAL:
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A NOVA CONDIÇÃO METROPOLITANA
DE VOLTA PARA OFUTURO: PROJETO ANTIGO, PATRIMÔNIO NOVO
DESENHO CONCRETO, OBRA ABSTRATA: A SIMPLICIDADE E
SEUS DESVIOS NA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA
DIAGRAMA COM O DISCURSO VISUAL: UMA VELHA TÉCNICA PARA NOVOS DESAFIOS
DIDOCAC AO IRAQUE DO PARTIDOMO DERNISTA AOS CONFLITOS DA ATUALIDADE
DILEMAS DA CONSERVAÇÃO DA VILA OPERÁRIA DA GAMBOA NO RIO DE JANEIRO:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FÍSICA COM A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
DO CLASSICISMO MODERNO À TRADIÇÃO INVENTADA: O PALÁCIO PAULISTA
DO CORAÇÃO DA CIDADE– A OTTERLO(1951-59): DISCUSSÕES
TRANSGRESSORAS DE RUPTURA, A SEMENTE DAS NOVAS DIREÇÕES PÓS-CIAM
DOIS PROJETOS DE ARQUITETOS ESTRANGEIROS EM SÃO PAULO COMO CONTRIBUIÇÃO AO PATRIMÔNIO LOCAL (1935-1944)
EDIFÍCIO BANCO SUL–AMERICANO DO BRASIL, SÃO PAULO, 1961-63
EDIFÍCIO DO IPASE, EM NATAL/RN: O“MAIS MODERNO DA CIDADE”, EM 1955
EDIFÍCIO MODERNO BRASILEIRO NA CIDADE PRÉ-MODERNA:
PARADOXOS ENTREPARADIGMAS
EDIFÍCIOS PARA A SAÚDE E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS,
UM PASSO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNO
EL NUEVO SECTOR 22@ DE BARCELONA; UNA CRÍTICA CONSTRUCTIVA
EL PAISAJE HISTÓRICO URBANO ENTRE LO MODERNO Y LO CONTEMPORÁNEO
EL PROYECTO COM O LUGAR DE SÍNTESIS DE IDEAS: LOS COLEGIOS DEL
VERBO DIVINO (1948-1975) Y SAN IGNACIO EL BOSQUE(1958-1972)
EN SANTIAGO DE CHILE
ESQUINAS MODERNAS, DOIS ÍCONES MODERNISTAS NO CENTRO DE JUIZ DE FORA:
FRANCISCO BOLONHA E OSCAR NIEMEYER
ESTÁDIO GOVERNADOR ALBERTO TAVARES SILVA: PATRIMÔNIO MODERNO DENTRO DE UM CONTEXTO URBANÍSTICO E HISTÓRICO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
ESTRUTURA, ESPAÇO E FORMA NA OBRA DO URUGUAIO ROMÁN FRESNEDO SIRI
EM PORTO ALEGRE(1951-1952)
FOTÓGRAFOS PERPETUANDO VISÕES DA ARQUITETURA
GERSON POMPEU PINHEIRO E A RECEPÇÃODOS IDEAIS MODERNOS NA DÉCADA DE 1930
HISTORIOGRAFIA DA ARTE MODERNISTA
EM DEBATE– O CONCEITO DE ARTISTA
HISTORIOGRAFIA MODERNA E PRESERVAÇÃO: O CASO DO CONJUNTO IAPI EM BELO HORIZONTE (MG)
HORTO MERCADOS COBAL- RIO DE JANEIRO:
TOMBA-SE A FORMA OU PRESERVA-SE O SIGNIFICADO?
IMAGENS E CITAÇÕES ARQUITECTÓNICAS COMO NOVOS VALORES PATRIMONIAIS
INTEGRAÇÃO DAS ARTES E A FORÇA DO MODERNO BRASILEIRO
INTERLOCUÇÕES ENTRE A ENGENHARIA E O URBANISMO MODERNISTA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO URBANÍSTICO DE UMA CIDADE ANEXA À BASE NAVAL DE ARATÚ
IRMÃOS ROBERTO, FENÔMENO OU CONTINUIDADE?
LA ARQUITECTURA ESTATAL DE LOS HOSPITALES COMO PARADIGMAS
DE MODERNIDAD EN EL NORTE CHILENO: TOCOPILLA, 1937-40,
Y ANTOFAGASTA, 1957-66
LAS APORTACIONES PROYECTUALES DE LOS CONJUNTOS HABITACIONALES MODERNOS EN LAS CIUDADES DE AMÉRICA LATINA: 1950-65
LAS APORTACIONES PROYECTUALES DE LOS CONJUNTOS HABITACIONALES MODERNOS EN LAS CIUDADES DE AMÉRICA LATINA: 1950-65
LEGADO TEÓRICO DE LÚCIO COSTA
CONTRIBUIÇÕES, LIMITES, AMBIGÜIDADES E EQUÍVOCOS
LIMITES DA FORMA: DESAFIOS PARA UMA REFORMA DO TEATRO CASTRO ALVES EM SALVADOR, BAHIA
LOS JARDINES DEL PEDREGAL DESANÁNGEL,
UN LEGADO DE LA MODERNIDAD ARQUITECTÓNICA 1947-1962
LUCIO COSTA, O CONGRESSO INTERNACIONAL EXTRAORDINÁRIO DE CRÍTICOS DE ARTE E A ATUALIDADE DE SEU PENSAMENTO E AÇÃO
(A)
MAM: CONTRADIÇÃO DAS ARTES?
MANAUS: MODERNA OU CONTEMPORÂNEA?
MODERNIDADE EM ARQUITETURA-URBANISMO
COMO ENSEMBLE DAS ARTES
MODERNIDADE NO JARDIM: SÍNTESE OU DIALÉTICA DAS ARTES?
ARTE PAISAGEM EM ROBERTO BURLEMARX E WALDEMAR CORDEIRO
MORAR MODERNO- DOIS PROJETOS DE FIRMINO SALDANHA
MOSAICO DO LUGAR: INVESTIGAÇÕES SOBRE UMA INTERVENÇÃO
ARTÍSTICA COLETIVA EM UM ESPAÇO PÚBLICO
MOVIMIENTO MODERNO Y FLUCTUACIONES
MUSAS DO PATRIMÔNIO MODERNO: LINA, GISELA E JANETE
NIEMEYER INATURAL
NIKOLAUS PEVSNER: O ARTÍFICE DO MOVIMENTO MODERNO ENQUANTO OBJETO HISTORIOGRÁFICO
O ACERVO MODERNO DA PRAÇA DA REPÚBLICA: FORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO
O ACERVO PROTOMODERNO PELO TENSE E SEU POTENCIAL PARA HABITAÇÃO DE INTERESSESOCIAL
O AZULEJO NA MODERNIDADE ARQUITETÔNICA
O BARREIRO DO ARAXÁ EM TRÊS TEMPOS: DILEMAS PARA
A PRESERVAÇÃO DO COMPLEXO BALNEÁRIO EM ARAXÁ/MG
O CAMPUS DA PRAIA VERMELHA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO MODERNO PARA UMA CIDADE CONTEMPORÂNEA
O CONJUNTO RESIDENCIAL DA PENHA:
A ARQUITETURA MODERNA E EMBATES ENTRE RACIONALIDADE E EXPRESSIVIDADE
O EDIFÍCIO BARÃO DE GRAVATÁ: ARQUITETURA MODERNA EM IPANEMA
O IPHAN E OS DESAFIOS DA PRESERVAÇÂO DO PATRIMÔNIO MODERNO: A APLICAÇÃO NA BAHIA DO INVENTÁRIO NACIONAL DA ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO MODERNOS
O JARDIM COMO ORDENAMENTO DA NATUREZA E A POÉTICA DE BURLEMARX
O JARDIM MODERNO DE BURLEMARX NA CIDADE CONTEMPORÂNEA:
A RESTAURAÇÃODA PRAÇA DODERBY NORECIFE
O LEGADO ARQUITETÔNICO E A INFLUÊNCIA DAS EDIFICAÇÕES EXECUTADAS PELO PLANO DE AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1959 A 1963) NAS CIDADES DO INTERIOR
O LEGADO DO MOVIMENTO MODERNO NA TEORIA, CRÍTICA E HISTORIOGRAFIA. A MODERNIDADE DO “ESPAÇO DA ARQUITETURA”
O LEGADO MODERNO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA: RESTAURAÇÃO E USO
O LUGAR DA ARTE NO DESENHO DE OSCAR NIEMEYER
O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA (1935-1945):
AS INOVAÇÕES CLIMÁTICAS E TECNOLÓGICAS
O MODERNO SANTISTA
O PAPEL DA PRESERVAÇÃO ARQUITETÔNICA NA BUSCA DE UMA IDENTIDADE LOCAL
– O CASO DE RUBENS GIL DE CAMILO EM CAMPO GRANDE/MS
O PATRIMÔNIO MODERNO: RELAÇÕES SIMBÓLICAS ENTRE EDIFICAÇÕES E
CONTEXTO URBANO CONTEMPORÂNEO
O RETROFIT DE EDIFICAÇÕES TOMBADAS: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE FACHADAS MODERNISTAS E A REFORMA DO EDIFÍCIOI RB
O VITRAL NA SÍNTESE DA ARQUITETURA MODERNA
OS DESAFIOS POSTOS PELA CONSERVAÇÃO DA ARQUITETURA MODERNA
OS EDIFÍCIOS PÚBLICOS DE GLAUCO OLIVEIRA NA CIDADE PROJETADA POR ATTILIO CORRÊA LIMA
OS PROJETOS PARA A ESPLANADA DESANTOANTÔNIO, EM TRÊS DÉCADAS DA REVISTA MUNICIPAL DE ENGENHARIA, DA PREFEITURA DO DISTRITO FEDERAL
PAISAGISMO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL:
FERNANDO CHACEL E O CONCEITO DE ECOGÊNESE
PASSEIO DE COPACABANA: UMA REFERENCIA
DA ARTE PÚBLICA DE ROBERTO BURLEMARX
PATRIMÔNIO MODERNO DA SAÚDE E OS DESAFIOS PARA A SUA VALORIZAÇÃO.
O EXEMPLO DO RIO DE JANEIRO
PERCEPÇÕES EM ARQUITETURA E ARTE E O IMAGINÁRIO COTIDIANO DO USO DAS ESTAÇÕES DO METRÔ DE SÃO PAULO
PINTURA E ARQUITETURA NA ARTE MODERNA NORTE-AMERICANA: OS PINTORES EXPRESSIONISTAS ABSTRATOS E FRANK LLOYD WRIGHT
POR VIA DO ATLÂNTICO: TRAÇADOS E MONUMENTOS URBANOS NO BRASIL E
EM TERRITÓRIOS AFRICANOS DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
PORTINARI E NIEMEYER NO ALVORADA
PRESERVAR OU PRODUZIR O ESPAÇO?
PROJETO MODERNO E TERRITÓRIO AMERICANO:
A ARQUITETURA DEUMA NOVA PAISAGEM
PRONAF-CIUDAD JUÁREZ, UNA VISIÓN MODERNA DE CIUDAD
QUANDO ARTE E ARQUITETURA SE MESCLAM:
A OBRA DE ATHOS BULCÃO E LELÉ
“RAPPORTO BRASILE”: ARQUITETURA BRASILEIRA NA REVISTA ZODIAC, 1960
RECONSTRUINDO CAJUEIRO SECO: ARQUITETURA, POLÍTICA SOCIAL E CULTURA POPULAR
EM PERNAMBUCO(1960-64)
RECORTES URBANOS: A PERDA DO PATRIMÔNIO MODERNO EM FLORIANÓPOLIS
REFLEXÃO SOBRE A BASE TEÓRICA DA PRÁTICA MODERNA
RESIDÊNCIAS DA ORLA MARÍTIMA DE JOÃO PESSOA: UM PATRIMÔNIO MODERNO
RESSACA TROPICAL
SÉRGIO FERRO E O ENSINO DE ARQUITETURA: CRÍTICA E COMPROMISSO
SÍNTESE DAS ARTES E CULTURA URBANA:
RELAÇÕES ENTRE ARTE, ARQUITETURA E CIDADE
SÍNTESE DAS ARTES: SENTIDO, IMPLICAÇÕES E ABRANGÊNCIA
SOBRE PUREZA E SÍNTESE NAS ESTRUTURAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
SOBREPOSIÇÕES ENTRE MEMÓRIA E ESPAÇO
TÉCNICA E ESTÉTICA: O USO DO CONCRETO ARMADO
NOS EDIFÍCIOS DO MASP E DA FAUUSP
UM ESPECIAL DEDICADO A ARQUITETOS
ARQUITETURA MODERNA NO IV CENTENÁRIO DE SÃO PAULO
UM FILME, SEIS ANOS DEPOIS
UM GOSTO DE VIDRO E CORTE, UM SABOR DE CHOCOLATE
UM MODELO DE CIDADE MODERNA INDUSTRIAL:
A CIDADE DOS MOTORES. XERÉM. RJ. TPA/ TOWNPLANNINGS ASSOCIATES. “1945 - 46”
UM PLANO MODERNISTA PARA FLORIANÓPOLIS
UMA ANÁLISE DO IMPACTO DAS IDÉIAS DA BAUHAUS
NOS PROJETOS RESIDENCIAIS MODERNOS BRASILEIROS
UMA COMPOSIÇÃO PURISTA PARA 3 MILHÕES DE HABITANTES:
A INFLUÊNCIA DO PURISMO NA COMPOSIÇÃO DA
CIDADE-MODELO DE LECORBUSIER
VOANDO SOBRE O RIO: O AVIÃO COMO INSPIRAÇÃO E VEÍCULO DA INVENÇÃO DO URBANISMO CORBUSIANO NO RIO DE JANEIRO (1929-1936)
W3 SUL, ONTEM, HOJE E AMANHÃ – OS DILEMAS DE UMA AVENIDA MODERNISTA