6º Seminário DOCOMOMO Brasil
Niterói | 16 a 19 de novembro de 2005

Ações de Sensibilização para a Preservação da Arquitetura Moderna de Belo Horizonte

Afirmação de uma Feição Nacional e Outros Caminhos (A)

Análise Arquitetônica de uma Residência Moderna na Cidade de João Pessoa/PB

Arquitetos Imigrantes no Brasil: uma Questão Historiográfica

Arquitetura Art- déco no Governo Vargas: a Construção de uma Identidade Nacional (A)

Arquitetura do Século XX no bairro de Higienópolis: Identificação,Tombamento e Proteção Urbanística

Arquitetura e Estado no Brasil: Rino Levi - Hespéria nos Trópicos

Arquitetura Moderna Brasileira como Representação: o caso da FAUUSP

Arquitetura Moderna de Heitor Maia Neto em Recife nos anos 50 (A)

Arquitetura Moderna e Habitação Social no Brasil: um Abismo e algumas Transposições

Arquitetura Moderna e Preexistência Edificada: Intervenções sobre o Patrimônio Arquitetônico de Salvador a partir dos anos 1950

Arquitetura Moderna em João Pessoa

Arquitetura Moderna em São José dos Campos: a Representação de uma Identidade

Arquitetura no Brasil no Segundo Pós-guerra – a síntese das artes

Brasileiro na Arquitetura Moderna de São Paulo: Jayme da Silva Telles e o Projeto “Ford” (1925-1931) (Um) 

BRAZIL BUILDS e a Bossa Barroca: Notas sobre a Singularização da Arquitetura Moderna Brasileira

Casa da independência: um Exemplar de Edgar Graeff (A)

Casa de Vidro (A)

Casa Unifamiliar em Caxias do Sul 1940-70: Somos Modernos? (A)

Cidade Antiga nos CIAM, 1950-59 (A)

Colonialismos y Españolismos, Todos son Modernismos

Conservação de Residências de Linguagem Moderna Construídas na Década de 50

Continuidades e Dinossâncias na Arquitetura industrial de Hans Broos

Contradições na Tábula Rasa: a Preservação do Parque Edificado Moderno

De Mocinho a Bandido - Mudanças e Continuidades no Modelo Espacial Modernista dos Grandes Conjuntos de Habitação Popular

Debate Modernidade x Tradição nas Casas Modernas Cariocas (O)

Década Ausente | Reconhecimento Necessário da Arquitetura Brasileira do Brutalismo Paulista (A)

Edifício do Ministério da Educação e Saúde (1936-1945): Transgredindo a Monumentalidade (O)

Edifício Montreal | Arquitetura Moderna e Orgulho Nacional Apropriados pela iniciativa Privada Paulistana na Década de 1950

Ensinando a Morar | A Busca pelo Homem Novo através da Arquitetura no Conjunto do Pedregulho

Entre o Chão e o Céu: As Rampas em Artigas

Escola Pernambucana ou Tradição Inventada? A Construção da História da Arquitetura Moderna em Pernambuco, 1945-1970

Espaços Modernos Cariocas: por uma Monumentalidade Peculiar

Estudo sobre o Mestre Artigas e o Aprendiz Jorge Caron (Um)

Experiência do SPHAN em São Paulo, 1937-1975: Em Quatro pontos, Quatro Exemplos para Reflexão (A)

Flávio de Carvalho: Cidade e Habitação

Flexibilidade da Planta Livre Moderna para Novos Usos: Transformando o Grande Hotel de São Carlos em Paço Municipal (A)

Formação da Arquitetura Moderna no Brasil (1920-1940)

Habitação social e o Movimento Modernista: o Caso do Plano Piloto da Barra da Tijuca e da Baixada de Jacarepaguá, na Cidade do Rio de Janeiro

Histórias e Memórias de um Arquiteto: A Breve Trajetória de Carlos Barjas Millan

IAPI de Belo Horizonte – Entre Proposta Social e Propaganda Ideológica (O)

Ideologia Moderna de uma Civilização do Projeto

Imagens do Moderno: a Preservação do Acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos

Influências Estrangeiras e Afirmação Nacional no Espaço Urbano do Rio de Janeiro, 1922/1940

IPHAN e a Construção da Identidade Nacional (O) 

Irmãos Roberto | Poética Urbana da Forma e Virtuosismo do Elemento (Os)

Italo Galeazzi | Mies van der Rohe no Brasil | Projeto para o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, 1957-1962

Jogo de Verde com Branco, Lúcio Costa em Defesa do Plano Piloto da Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá (O)

Largo do Coimbra, Ouro Preto: a Trajetória de um Espaço Frente ao Pensamento Moderno e à Política de Preservação da SPHAN

Le Corbusier e Lucio Costa, “le Maître” e o Mestre, um Intercâmbio de Saberes

Leitura do Ambiente Urbano e a Construção de uma Identidade Nacional: o Reconhecimento do Valor dos Jardins na Cidade do Rio de Janeiro (A)

Lúcio Costa e a Escola Nacional de Belas Artes

Memória de Papel: Acervos do Movimento Moderno Carioca

Mineiridade da Arquitetura Modernista Brasileira (A)

Modernidade Arquitetônica e InterNacionalismo nos Trópicos | O Edifício Central do Instituto de Educação da Paraíba (1936-1939)

Modernidade das Salas de Cinema do Recife (A)

Modernismo Arquitetônico em Teresina (PI): A contrinuição do Arquiteto Antonio Luiz Dutra (O)

Modernismo e Urbanidade: Os Pioneiros da Moradia Vertical em São Paulo

Moderno Regional? Considerações sobre um Patrimônio em Extinção (O)  

Movimento Moderno e a Arquitetura residencial de Florianópolis (O)

Murais Modernos em São João del-Rei

Noção de Adaptabilidade ao Meio no Discurso Modernista (A)

Obra de Severiano Porto na Amazônia: uma Produção Regional e uma Contribuição para a Arquitetura Nacional (A)  

Ornamentação e Modernidade em São Paulo

Pernambuco Falando para o Mundo

Plástica e Tradição: uma Aproximação entre Lucio Costa e Fernando Távora

Princípio e os Princípios do Paisagismo Moderno: o Jardim-Patrimônio de Roberto Burle Marx (O)

Projetos para Brasília e a Construção da Identidade Nacional (Os)

Recepção da Arquitectura Moderna Brasileira em Portugal – Registros e uma Leitura

Restauração do Refeitório Central

Riposatevi: a Tropicália de Lucio Costa na XIII Trienal de Milão

Sérgio Ferro: a Construção de uma Teoria

Setenta e Cinco anos da Primeira Escola de Arquitetura do Brasil

Siegfried Giedion e o Caso brasileiro: uma Aproximação Historiográfica

Sobre a Arquitetura Moderna em Goiânia

Tradição e contradições na Arquitetura Religiosa Brasileira dos anos 1950

Urbanismo em Minas Gerais: Sobre as Contradições do Discurso Moderno Presentes nas Idealizações e Realizações Urbanísticas do Arquiteto Angelo A. Murgel (1932-1942)

Urbanismo, Modernidade e Projeto Nacional: Reflexões em torno do Plano Agache

Visão Estrangeira sobre a Arquitetura Brasileira nos anos 1950: as Críticas de Walter Gropius, Ernesto Rogers, Hiroshi Ohye e Peter Craymer (A)