NOTA DE REPÚDIO
DEMOLIÇÃO SEDE DO GRUPO J. MACEDO S/A COMÉRCIO, ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES
Antiga Residência Benedito Macedo (1968) Fortaleza – Ceará
Acácio Gil Borsoi, Janete Costa e Roberto Burle Marx
.
O conjunto arquitetônico em comento é composto pela Residência Benedito Macedo e seu jardim e o edifício administrativo do grupo empresarial J. Macedo. A residência foi construída, acompanhada do seu tratamento paisagístico envoltório, no ano de 1968. Os autores do seu projeto arquitetônico e de arquitetura de interiores foram os arquitetos Acácio Gil Borsói (Rio de Janeiro/RJ, 1924 – São Paulo/SP, 2009) e Janete Costa (Garanhuns/PE, 1932 – Olinda/PE, 2008), técnicos de grande prestígio profissional radicados em Recife/PE, mas com atuação em todo o Nordeste e em alguns outros Estados brasileiros.
O projeto do jardim ficou a cargo do paisagista Roberto Burle Marx (São Paulo/SP, 1909 – Rio de Janeiro/RJ, 1994), o maior nome da arquitetura paisagística brasileira em todos os tempos. Onze anos depois, em 1979, o prédio administrativo foi levantado sob o risco de Acácio Gil Borsói e Janete Costa e com linguagem arquitetônica bastante semelhante à da residência existente. Os dois edifícios e o jardim, além de se constituírem em pontos destacados nos acervos de obras dos arquitetos, conformam um dos mais importantes conjuntos de arquitetura moderna do Ceará, do Nordeste e do Brasil, detendo valores históricos, artísticos e simbólicos tais que o promovem à condição de inequívoco patrimônio cultural edificado.
Não sendo protegido em nível cultural em qualquer âmbito (federal, estadual e/ou municipal) e tendo sido recentemente anunciada a sua venda pelo proprietário original, temeu-se pela integridade e a demolição do conjunto, a exemplo do que ocorreu com outras obras de integrantes do grupo empresarial, tais como as residências de José e Fernando Macedo, igualmente projetadas e valorizadas paisagisticamente pelos mesmos profissionais, ambas demolidas.
A ameaça de demolição, a extremada valorização imobiliária do bairro onde se situa a quadra na qual se implanta o conjunto e a elevada qualidade arquitetônica e paisagística deste, justificou a ação do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/CE e do Núcleo DOCOMOMO Ceará, abrigado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade do Ceará –DAUD-UFC, entre outras instituições, em apresentar solicitações de tombamento do conjunto nos níveis federal, estadual e municipal. Os pedidos foram protocolados no final do mês de abril do ano corrente e os Professores Doutores Arquitetos Romeu Duarte Junior, Ricardo Alexandre Paiva e Beatriz Helena Nogueira Diógenes foram colaboradores técnicos na construção dos Ofícios IAB-CE 39/2020, IAB-CE 40/2020 e IAB-CE 41/2020, protocolados pelo IAB-CE na SECULT, SECULTFOR e IPHAN, respectivamente.
Essas ações não foram suficientes para evitar que em 02 de junho de 2020 se iniciasse a demolição da obra, que foi noticiada pela imprensa local e permitiu que o IAB- CE, nomeadamente o seu Presidente, o Arquiteto Jefferson John Lima da Silva, agisse prontamente no acionamento da Agência de Fiscalização de Fortaleza – AGEFIS, órgão de fiscalização do Patrimônio Histórico-Cultural vinculado à Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF que, por seu turno, conseguiu embargar a obra em razão da ausência do necessário alvará para tal intervenção, conforme o Auto N° 088956 da PMF. De outra parte, em ofício datado de 02/06/2020 e dirigido ao Dr. Fabiano dos Santos, Secretário Estadual da Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará – COEPA, a Promotora de Justiça, Dra. Maria Jacqueline Faustino de S. A. do Nascimento, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará – CAOMACE/MPCE, determinou o embargo da obra com base na ação da AGEFIS/PMF e no tombamento estadual provisório do conjunto arquitetônico-paisagístico, mediado pela solicitação de proteção retrocitada, e previsto no Art. 3º, § 10, da Lei Estadual Nº 13.465/04.
Ainda que existam várias iniciativas em prol da documentação e conservação da obra, conforme várias pesquisas e escritos já realizados1, e os recentes pedidos de tombamento, a interdição do processo de demolição até o momento não assegurou a integridade do conjunto e nem diminui a gravidade da ameaça ao patrimônio moderno frente às dinâmicas imobiliárias da cidade.
Neste sentido, o Núcleo DOCOMOMO Ceará, o DAUD-UFC e o IAB-CE, reiteram a importância cultural, arquitetônica, urbana e paisagística de tombamento do Conjunto da Residência Benedito Macedo, seu jardim e o edifício administrativo, numa perspectiva de propor alternativas para o seu reuso, propondo parcerias entre os setores público e privado implicados para que estudem e decidam sobre a tomada de providências adequadas, sustentáveis e respeitosas para com o patrimônio cultural e natural conformado pelo conjunto arquitetônico-paisagístico.
Finalmente, reivindicamos e nos colocamos à disposição para buscar encaminhamentos que ratifiquem o valor cultural do conjunto e conduza a manutenção e conservação do que sobrou desse importante patrimônio moderno de Fortaleza, do Ceará, do Nordeste e do Brasil.
Subscrevemo-nos
Fortaleza, 02 de junho de 2020
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Paiva – Núcleo DOCOMOMO Ceará – DAUD/UFC
Prof. Dr. Renan Cid varela Leite – Chefe de Departamento – DAUD/CT/UFC
Prof. Dr. Romeu Duarte Junior – Atelier de Patrimônio Cultural DAUD/UFC / Ex Presidente do IAB-CE e IAB-DN
Prof. Dra. Beatriz Helena Nogueira Diógenes – LoCAU – DAUD/UFC
Arq. Jefferson John Lima da Silva – Presidente IAB-CE
Arq. Rebeca Gaspar Maia – Secretária Geral IAB-CE
Apoiam essa iniciativa:
Profa. Dra. Clarissa Figueiredo Sampaio de Freitas – Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design – PPGAU+D/UFC
Profa. Dra. Marcia Gadelha Cavalcante – Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo – DAUD/UFC
Prof. Dr. Nivaldo Vieira Andrade Jr. – Presidente Nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil
Prof. Dr. Renato Gama-Rosa – Coordenador do DOCOMOMO Brasil
Prof. Dr. Leonardo Castriota – Presidente do ICOMOS/Brasil
Prof. Dr. Napoleão Ferreira da Silva Neto – Presidente do CAU/CE
Arq. Marco Antônio Borsoi – Borsói Arquitetos Associados/ Marco Antônio Borsói Arquitetura
Instituto Burle Marx
Instituto Sérvulo Esmeraldo
Prof. Dr. José Carlos Huapaya Espinoza – Núcleo DOCOMOMO BA_SE (Bahia e Sergipe)
Prof. Dr. Fernando Diniz – Núcleo DOCOMOMO Pernambuco
Arq. Robledo Valente Duarte – Vice-Presidente do IAB/CE
Arq. Clélia Maria Coutinho Teixeira – Representante do IAB-CE no COMPHIC
Arq. Márcia Sampaio – Representante do IAB-CE no COMPHIC até 2019
Arq. Izabela Moreira Lima – Representante do IAB/CE no COMPHIC até 2019 e Diretora de Política Profissional do IAB/CE
Arq. Alexandre José Martins Jacó – Arquiteto e Urbanista
Profa. Dra. Gérsica Vasconcelos Goes – Membro do ICOMOS Brasil
Arq. Antônio Carlos Campelo Costa – Ex Presidente do IAB/CE e IAB/DN
Profa. Dra. Clélia Lustosa – Observatório das Metrópoles – Núcleo Fortaleza
Carlos Josué – Conselheiro da AGB no COMPHIC
Profa. Dra. Alcília Albuquerque Afonso – GRUPAL – Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar – UFCG
Trabalhei na J.Macedo S/A – Comercio, Administração e Participações por 18 anos. Fiquei muito triste quando ao passar pela avenida Oswaldo Cruz, vi a holding do grupo j.macedo sendo demolida. Por ter sido meu primeiro emprego, cresci profissionalmente nesta sede (iniciei em 1976 como contínuo, operador de telex, operador de computador, chefe de produção (schedule)), saindo em 1994 por força da terceirização no setor de informática. Mas como tudo na vida passa, vai ficar uma saudade imensa.