Está aberta a chamada de artigos para os números 9 e 10 da Revista Docomomo Brasil. A revista tem como objetivo a divulgação de pesquisas, documentos, projetos e resenhas bibliográficas na área da documentação, conservação e preservação das diversas manifestações do Movimento Moderno.
A Revista Docomomo Brasil (ISSN 2594-8601) convida pesquisadores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins a enviarem artigos para a edição de número 9. Os artigos poderão ser submetidos em uma das duas seções, assim constituídas.
Na seção Dossiê – Documentação, conservação e tecnologias digitais serão divulgados artigos centrados na contribuição teórica e prática das tecnologias digitais no processo de documentação e conservação do Movimento Moderno, sendo encorajada a submissão de trabalhos que discutam como a emergência do virtual e seus usos têm impactado a produção de conhecimento no campo do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico nas suas distintas expressões de modernidade.
Na seção Artigo/Projeto serão veiculados artigos de temática livre, que possam contribuir para a reflexão sobre os paradoxos da modernidade no Brasil e seus modos de expressão, reconhecendo-se o valor das ações de documentação e conservação de nosso patrimônio e os diferentes significados atribuídos pela historiografia. Esta seção também pretende divulgar experiências de restauração e intervenção em edificações, sítios e unidades de vizinhança, discutindo-se os princípios que nortearam tais procedimentos em suas dimensões materiais, históricas, simbólicas e técnicas, suas condições de uso e ocupação, sendo igualmente relevante a análise do envolvimento e a participação dos diversos atores sociais nos processos de restauro.
A Revista Docomomo Brasil (ISSN 2594-8601) convida pesquisadores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins a enviarem artigos para a edição de número 10. Os artigos poderão ser submetidos em uma das duas seções, assim constituídas.
Na seção Artigo – reflexão sobre os paradoxos da modernidade no Brasil e seus modos de expressão, em termos formais e técnicos, e de recepção pela historiografia.
Na seção Projeto – experiências de restauração e intervenção em Edifícios, Sítios e Unidades de Vizinhança do Movimento Moderno.