Patrimônio em risco – Hotel Internacional Reis Magos – Natal RN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte das imagens: acervo Waldecy Pinto [disponível em TRIGUEIRO, Edja; DANTAS, George; NASCIMENTO, José Clewton do; LIMA, Luiza; PEREIRA, Marizo Vitor; VELOSO, Maisa; VIEIRA, Natália Miranda. O Hotel Internacional Reis Magos e sua importância histórica, simbólica e arquitetônica. Natal, UFRN, 2014.]

O reconhecimento e a preservação do patrimônio moderno brasileiro ainda se constituem em um grande desafio cujas ações efetivas, infelizmente, ainda são inversamente proporcionais à importância deste valioso acervo para o país. Estas dificuldades parecem ser ainda maiores em algumas regiões do Brasil. O caso do Hotel Internacional Reis Magos, em Natal (RN), é um exemplo dessa problemática, pois, apesar dos esforços empreendidos visando sua preservação, o edifício continua sendo alvo de ameaças de demolição. O compromisso público de requalificar o Hotel mantendo seus valores fundamentais assumido pela Prefeitura de Natal, pactuado com dezenas de entidades e representações da sociedade civil e com o grupo proprietário e divulgado pela imprensa, em 2014, ainda aguarda o seu cumprimento.

O DOCOMOMO Brasil, como entidade seguidora da missão da Associação DOCOMOMO Internacional que luta pela salvaguarda de importantes obras do Movimento Moderno, vem, por meio desta, reiterar a relevância das dimensões histórica, cultural, urbana e arquitetônica do Hotel Internacional Reis Magos (Natal-RN). O projeto arquitetônico, concebido pelos arquitetos Waldecy Pinto, Antônio Didier e Renato Torres, e o projeto de interiores, assinado por Janete Costa, asseguram um papel de destaque no campo da arquitetura, como exemplar singular e relevante da arquitetura moderna produzida no Nordeste brasileiro tal como atestado no parecer do IPHAN nacional. Vale ressaltar que o Hotel Internacional Reis Magos se constitui também em um marco nas sociabilidades e memórias de gerações de natalenses, devendo, portanto, ser reconhecido e preservado como tal.

O DOCOMOMO Brasil destaca ainda que o reconhecimento e preservação do Hotel Internacional Reis Magos deve ser encarado dentro da perspectiva contemporânea de reintegração do mesmo à dinâmica urbana através de proposta de reuso que incorpore atividades que sejam compatíveis com sua estrutura, a exemplo de tantos casos nacionais e internacionais de reuso de estruturas de valor patrimonial moderna. Enfim, que as propostas de preservação sejam pensadas como ações de desenvolvimento urbano e social sustentável.

A coordenação do DOCOMOMO Brasil apoia os movimentos de preservação do Hotel Reis Magos, na certeza de que a gestão estadual e municipal do Rio Grande do Norte e de Natal saberão tratar esta questão com o devido respeito e reconhecimento ao patrimônio moderno brasileiro.

Coordenação Nacional DOCOMOMO Brasil.
Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2019.

Uma resposta para “Patrimônio em risco – Hotel Internacional Reis Magos – Natal RN”

  1. O projeto original do hotel foi totalmente alterado, perdendo as características originais. Nesta época não houve nenhum manifesto por parte de nenhum entidade, nem mesmo quando em há 19 anos foi fechado e abandonado.
    A prefeitura do Natal foi conivente. Hoje já transformado em escombros sem viabilidade econômica e técnica de recuperação, todos gritam . Mas a hora já passou . Só resta um caminho a demolição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *