Edital de Seleção Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Brasília

Edital de Seleção Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Brasília

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU/UnB) torna público que estão abertas inscrições para o processo de seleção de 01 (um) candidato para o Programa Nacional de Pós- Doutorado – PNPD/CAPES, no período 18 de junho a 20 de julho de 2018, para exercer atividades de pesquisa e docência em regime integral.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Brasília

Desde 1962, o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília promove a formação Stricto Sensu de profissionais dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo. Hoje, este programa conta com 44 orientadores credenciados. O PPG-FAU se organiza dentro de três Áreas de Concentração, subdivididas em nove Linhas de Pesquisa.

I  – PROJETO E PLANEJAMENTO

A área de Projeto e Planejamento abarca estudos sobre políticas, planos e gestão em escalas diversas, do edifício ao território. As pesquisas voltadas para o âmbito edilício envolvem estratégias projetuais, configuração, representação e acessibilidade. Entre os temas diversos dos estudos relacionados ao urbano, podem-se citar análises e proposições sobre planejamento urbano e territorial, legislação, reabilitação, regularização fundiária urbana e mobilidade.

1.  Projeto e Planejamento edilício

Projeto e planejamento edilício, com foco em processos, estratégias projetuais e de representação. Acessibilidade. Configuração edilícia. Ensino de projeto. Conceitos, projeto e planejamento da habitação urbana e rural. Política, planejamento e gestão de empreendimentos habitacionais. Pesquisadores: Cláudia Naves David Amorim, Jaime Gonçalves de Almeida, Julia Issy Abrahão e Raquel Naves Blumenschein.

 2.  Projeto e Planejamento urbano e regional

Teoria e prática de planejamento, projeto e gestão nas escalas local, urbana, metropolitana, regional e territorial. Conhecimento analítico, interdisciplinar e propositivo do espaço e da forma, da cidade, paisagem e infraestrutura nas múltiplas escalas. Configuração, revitalização e reabilitação do espaço público. Legislação urbanística, edilícia, ambiental e patrimonial, leis de uso e ocupação do solo, planos e projetos urbanísticos. Mobilidade urbana e regional. Pesquisadores: Benny Schvarsberg, Frederico Rosa Borges de Holanda, Gabriela de Souza Tenório, Julia Issy Abrahão, Liza Maria Souza de Andrade, Luciana Saboia Fonseca Cruz, Márcio Augusto Roma Buzar, Marcos Thadeu Queiroz Magalhães, Maria do Carmo de Lima Bezerra, Marta Adriana Bustos Romero, Mônica Fiuza Gondim, Paulo Roberto Carvalho Tavares, Rômulo José da Costa Ribeiro e Valério Augusto Soares de Medeiros.

II  – TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA

A área de concentração Teoria, História e Crítica realiza pesquisas em torno dos processos históricos de concepção, transformação e reflexão sobre arte, arquitetura e cidade. A formação nessa área transita desde os fundamentos epistemológicos e sociais da cultura material até a articulação crítica do pensamento sobre o patrimônio cultural, passando pelo estudo empírico e documental, com metodologias diversas e enfoque interdisciplinar. Acolhe recortes espaço-temporais diversos, com ênfase na região de Brasília em perspectiva diacrônica.

1.  História e Teoria da Arquitetura

Estudo teórico, histórico e historiográfico da arquitetura, estabelecendo interfaces com disciplinas afins, privilegiando sua dimensão cultural de forma mais complexa e crítica. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça também o Laboratório de Estudos da Urbe – LabeUrbe. Pesquisadores: Carlos Henrique Magalhães de Lima, Eduardo Pierrotti Rossetti, Elane Ribeiro Peixoto, Maria Fernanda Derntl, Paulo Roberto Carvalho Tavares, Pedro Paulo Palazzo de Almeida, Ricardo Trevisan e Sylvia Ficher.

2.  História e Teoria da Cidade e do Urbanismo

Processos históricos e as bases teóricas de produção, transformação e gestão das cidades e do espaço urbano, nas suas múltiplas escalas e temporalidades, afirmando a cidade e o urbano como objetos de interesse multidisciplinar. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça também o Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade – GPHUC e o Laboratório de Estudos da Urbe – LabeUrbe. Pesquisadores: Ana Elisabete de Almeida Medeiros, Carlos Henrique Magalhães de Lima, Carolina Pescatori Candido da Silva, Elane Ribeiro Peixoto, Frederico Rosa Borges de Holanda, Luciana Saboia Fonseca Cruz, Maria Fernanda Derntl, Ricardo Trevisan, Rodrigo Santos de Faria, Sylvia Ficher e Valério Augusto Soares de Medeiros.

3.  Patrimônio e Preservação

Abordagens de cunho teórico e historiográfico sobre a preservação e conservação do patrimônio cultural arquitetônico e urbano, em suas manifestações tradicionais e recentes. Perspectiva multidisciplinar, discutindo os processos de musealização, patrimonialização, turismo e indústria cultural, tecnologia, projeto e gestão. Esta Linha de Pesquisa se propõe como eixo articulador de estudos interdisciplinares, sendo a formação específica da linha complementada com conteúdos das demais Linhas de Pesquisa em todas as Áreas de Concentração. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça também o Laboratório de Estudos da Urbe – LabeUrbe. Pesquisadores: Ana Elisabete de Almeida Medeiros, Cláudia da Conceição Garcia, Eduardo Pierrotti Rossetti, Elane Ribeiro Peixoto, José Manoel Morales Sánchez, Pedro Paulo Palazzo de Almeida, Sylvia Ficher e Vanda Alice Garcia Zanoni.

4.  Estética, Hermenêutica e Semiótica.

Estudos interdisciplinares em Estética, Filosofia da Arte e da Arquitetura, Teoria do Espaço, Semiótica da Cultura, Hermenêutica Filosófica, Epistemologia, Ética e Política. Análise, interpretação e comparação de obras de arte , de arquitetura e de fenômenos culturais, considerando as relações entre Arte, Arquitetura, Cidade e Paisagem. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça o NEHS – Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica. Pesquisadores: Cláudia da Conceição Garcia, Flávio Rene Kothe, Jaime Gonçalves de Almeida, Luciana Saboia Fonseca Cruz, Miguel Gally de Andrade e Sérgio Rizo Dutra.

III – TECNOLOGIA, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade compreende estudos relativos a técnicas e processos ligados à produção da Arquitetura e do ambiente construído, com especial atenção à questão da sustentabilidade. Os sistemas estruturais são estudados no âmbito específico da Arquitetura e etapas da construção, desde os projetos e técnicas de produção até seu desempenho são objeto de pesquisas. O contexto urbano comparece com pesquisas relativas a qualidade do espaço e sua gestão, reabilitação em seus aspectos físicos e socioambientais.

1.  Estruturas e Arquitetura

Sistemas estruturais, equilíbrio e desempenho estrutural na arquitetura. Estudo da forma e função estrutural. Modelagem física e computacional de estruturas. Arquitetura em aço. Arquitetura em concreto armado e protendido. Pesquisadores: Carlos Eduardo Luna de Melo, Cláudia Estrela Porto, Ivan Manoel Rezende Do Valle, João da Costa Pantoja, José Manoel Morales Sánchez, Júlio Eustáquio de Melo, Márcio Augusto Roma Buzar e Raquel Naves Blumenschein.

2.  Sustentabilidade, qualidade e eficiência do ambiente construído

Controle e avaliação ambiental integrada e tecnologias eficientes para projeto, construção, operação e reabilitação de edificações e áreas urbanas, revitalização da paisagem. Gestão ambiental urbana e infraestrutura. Condições bioclimáticas e tradições culturais. Qualidade de vida urbana, desempenho ambiental e eficiência: energia, água, materiais e resíduos. Pesquisadores: Caio Frederico e Silva, Carlos Eduardo Luna de Melo, Cláudia Naves David Amorim, Daniel Richard Sant’Ana, Jaime Gonçalves de Almeida, Janes Cleiton de Oliveira, João da Costa Pantoja, Liza Maria Souza de Andrade, Márcio Augusto Roma Buzar, Maria do Carmo de Lima Bezerra, Marta Adriana Bustos Romero e Raquel Naves Blumenschein.

3.  Tecnologia de Produção do Ambiente construído

Estudos relacionados à tecnologia de materiais, componentes , elementos , sistemas e processos, no âmbito da construção e sua materialização, envolvendo inovação tecnológica, aperfeiçoamento das técnicas construtivas e de produção, industrialização da construção, prototipagem e fabricação digitais. Avaliação da qualidade construtiva visando os estudos do estado de conservação, desempenho e vida útil das edificações, assim como a manutenção e reabilitação do ambiente construído. Pesquisadores: Carlos Eduardo Luna de Melo, Cláudia Estrela Porto, Daniel Richard Sant’Ana, Francisco Leite Aviani, Ivan Manoel Rezende Do Valle, Jaime Gonçalves de Almeida, João da Costa Pantoja, José Manoel Morales Sánchez, Júlio Eustáquio de Melo, Márcio Albuquerque Buson, Márcio Augusto Roma Buzar, Miguel Gally de Andrade, Neander Furtado Silva, Raquel Naves Blumenschein e Vanda Alice Garcia Zanoni.

Os    currículos     lattes    dos    docentes     credenciados     no    Programa    estão    disponíveis     em: http://www.ppgfau.unb.br/professores/corpo-docente

1. REQUISITOS DO CANDIDATO
  1. estar em dia com as obrigações eleitorais, em caso de ser brasileiro;
  2. não ter vínculo empregatício (celetista ou estatutário), ou apresentar declaração de afastamento da instituição de origem;
  3. não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;
  4. não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
  5. ter título de doutor ou ata de defesa em Arquitetura e Urbanismo ou áreas afins às linhas de pesquisa do programa, no momento da implementação da bolsa;
  6. ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes, ou se estrangeiro, currículo compatível com o modelo Lattes, segundo modelo em anexo;
  7. estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela CAPES;
2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
  1. ficha de inscrição (Anexo I);
  2. cópia do documento de identidade e CPF, ou número de passaporte;
  3. comprovante de residência;
  4. cópia do Diploma de Doutorado;
  5. cópia atualizada do currículo Lattes, ou se estrangeiro, currículo compatível com o modelo Lattes de acordo com modelo em anexo (Anexo II);
  6. cópia da tese de
  7. projeto de pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa do PPG-FAU/UnB. O Projeto deverá ter entre 20.000 e 30.000 caracteres (com espaço), no máximo, em formato A4 com espaçamento 1,5, linhas com fonte Times New Roman, corpo 12. Na capa do Projeto de Pesquisa deverá ser indicado o nome do candidato,e título do projeto e linha de pesquisa. A proposta deverá conter: i) contextualização teórica, ii) justificativa da relevância do tema, iii) objetivos, iv) metodologia, v) resultados esperados, vi) cronograma e vii) referências;
  8. plano de atividades sobre como o candidato pretende contribuir para o Programa, tal como disciplinas a ministrar na Pós-Graduação e na Graduação, organização de evento, .
  9. duas cartas de recomendação.

As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3. ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA SELECIONADO
  1. dedicar-se integralmente às atividades programadas junto ao Programa;
  2. desenvolver o projeto apresentado como requisito à candidatura da bolsa de pós- doutorado;
  3. publicar trabalhos acadêmicos;
  4. Participar e colaborar oportunamente em disciplinas existentes no âmbito da pós- graduação, de acordo com anuência da Linha de Pesquisa e dos professores responsáveis, bem como colaborar em disciplinas da graduação, conforme anuência do respectivo Departamento e dos professores responsáveis;
  5. fornecer ao Programa, no prazo solicitado, qualquer informação ou documentação referente a suas atividades no âmbito do PNPD;
  6. elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós- Graduação e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa.

O bolsista poderá ser substituído no âmbito do programa de Pós-Graduação, a qualquer tempo, em casos de desempenho insuficiente, desistência, abandono ou não atendimento aos itens supracitados.

4. SELEÇÃO
  1. Os candidatos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, especialmente constituída para essa finalidade, formada pelo coordenador do PPG-FAU/UnB e por mais três professores, um de cada área de concentração do
  2. O processo de seleção compreenderá a análise do projeto e currículo dos candidatos, assim como de entrevista presencial ou por vídeo conferência. Será indicado para receber a bolsa PNPD o candidato que, preenchendo os requisitos necessários, obtiver a maior pontuação final atribuída pela Comissão
  3. A seleção terá validade por um ano, ficando organizada a classificação dos candidatos em ordem decrescente para convocação em caso de desempenho insuficiente, desistência, abandono ou ocorrência de novas
5. BOLSA

A bolsa PNPD é uma bolsa de pós-doutorado no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), a ser pago diretamente ao bolsista diretamente pela CAPES, com eventual possibilidade de financiamento de itens de custeio para uso exclusivo deste. A bolsa terá duração de 12 (doze) meses para professores ou pesquisadores afastados oficialmente de suas instituições, mas podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 60 (sessenta) meses nos demais casos.

6. CRONOGRAMA 

18/06/2018: Início das inscrições.

20/07/2018: Término das inscrições.

30/07/2018: Divulgação do resultado no mural de avisos da Secretaria do Programa de Pós- Graduação.

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS
  1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste
  2. Dúvidas e casos omissos serão resolvidos pela Coordenação e Comissão Julgadora do Programa, não cabendo
8.ENDEREÇO DO PROGRAMA

Programa de Pós-Graduação

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU Universidade de Brasília – UnB

Campus Universitário Darcy Ribeiro Brasília – DF, 70910-900

Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h30m às 11h30m e das 14h30m às 17h30m Tel: + 55 61 3107 7442

9.CONTATO E ENTREGA DE DOCUMENTOS

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico http://www.ppgfau.unb.br, solicitada no período entre 8 horas do dia 18 de junho de 2018 e 18 horas do dia 20 de julho de 2018.

O edital de seleção e os formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui.

Prof. Marcos Thadeu Queiroz Magalhães Coordenador do Programa de Pós-Graduação FAU-UnB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *