FAU Encontros – Por trás dos véus da Arquitetura Tropical Moderna

Enquanto a ortodoxia consolidava seu domínio sobre a arquitetura moderna na década de 1930, novas ideias das margens começaram a ampliar e questionar seu vocabulário limitador. Esta palestra trata da atuação de neozelandeses, ingleses, franceses, tchecos, birmaneses, em projetos na Índia, Argélia, Birmânia, Singapura, que se materializaram antes do final daquela década, paralelos ao trabalho muito divulgado de Le Corbusier e da arquitetura moderna de _Brazil Builds_, no desenvolvimento de propostas para domesticar o sol em climas quentes. A narrativa se concentra em um discurso esquecido, proferido em Rangoon, Birmânia, que se entusiasmou com um método de controle solar eficaz que logo foi esquecido, despertando ao mesmo tempo um desejo de que a arquitetura ampliasse a sua ambição por criar e celebrar atributos de identidade nacional.

, pelo Professor Pedro Guedes e direcionada pelo Professor Hugo Segawa, transmitida pela FAU-USP, irá ocorrer hoje às 9am, horário de São Paulo (13:00 Lisbon time & 20:00 Beijing time).

Arquiteto português e diplomado em Cambridge, Pedro Guedes atuou em Londres como associado ao escritório Pentagram, lecionou na Architectural Association e no Royal College of Art. É Senior Lecturer na University of Queensland, Austrália. Entre seus temas de pesquisa estão Arquiteturas Coloniais, Infraestruturas Globais de Conectividade, Transformação de Ideias em Artefatos, Ideias e suas Representações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *