Por IAB-DF
Frank Svensson, arquiteto graduado em 1962 pela UFMG, trabalhou na SUDENE até 1970, onde foi colega, dentre outros, da saudosa Christina Jucá. Como professor da UnB e importante comunista, foi enquadrado na lei de exceção 477 de 1973. Fora do Brasil por 16 anos, lecionou nas Escolas Superiores de Arquitetura de Estrasburgo e Nancy, e nas Universidades Tecnológicas de Gotemburgo e Lund-Suécia. De 1979 a 1982, assessorou o Ministro da Educação de Angola e o Movimento Popular de Libertação da Angola – MPLA, na formação de arquitetos. Doutor em Filosofia na Suécia (1986), desde 1988 era professor titular de teoria e história da arquitetura e urbanismo, lecionando disciplinas de história da arquitetura e urbanismo da sociedade industrial e de teoria do conhecimentos, na FAU-UnB. O IAB/DF se despede hoje do grande mestre Frank Algot Svensson, que aprofundou em seus alunos “sentimentos ligados aos valores do povo e do país que […] evoluem para uma crescente conscientização do papel dos mesmos no desenvolvimento socioeconômico” e na construção da “perspectiva clara do desenvolvimento histórico da sociedade” em “necessidade inevitável para o arquiteto”. A imprescindibilidade da consciência e do reconhecimento do espaço e tempo como expressão arquitetônica, rompendo a limitação teórica da forma e da alienação social em nome do realismo, formaram raízes profundas de seus ensinamentos.
A densidade de suas palavras, de tom sempre sereno e parcimonioso, deixarão um imenso espaço, para nossa reflexão e inspiração. Frank Svensson morreu aos 84 anos em Brasília, no dia sete de fevereiro de 2018.
Que tristeza! Fiquei sabendo agora! Conheci o professor Frank Svenson e fiquei marcada para sempre por seus ensinamentos! Grande perda!
Prezada Regina Maura,
obrigada pelo seu comentário em nossa página. Qualquer sugestão de pauta ou notícia, não hesite em nos contatar. Grande abraço.
Maria Helena Salomon
Tesoureira 2018-2019