18 e 19 AGOSTO, 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS:
https://www.even3.com.br/forumpimod2022/

Esse evento pretende aproximar o diálogo entre o patrimônio da modernidade e o industrial: duas tipologias patrimoniais, relativamente recentes, e que não vêm recebendo a devida atenção de uma agenda política preservacionista no nosso país. Observa-se a cada dia, a necessidade em se resgatar, discutir e procurar soluções que documentem e tratem da conservação do acervo dos bens modernos industriais.

Tais bens vêm passando por graves problemas de preservação nos centros urbanos na contemporaneidade, devido a uma série de questões, entre elas, suas escalas de grandes dimensões, e que, por questões técnicas e econômicas, não necessitam mais das áreas superdimensionadas projetadas no passado, e que por isso, acabam ficando obsoletas, e muitas vezes, abandonadas, descaracterizadas, e até mesmo demolidas,  para dar lugar aos novos empreendimentos urbanos.

Não se trata apenas de questões materiais, mas também, imateriais, pois por trás dessas estruturas arquitetônicas, urbanísticas, paisagísticas, e artísticas-  existe um arcabouço social de pessoas, famílias-  que possuem esses espaços como lugares de memórias, tanto em nível individual, como coletiva.

Esse tem sido um desafio de todos que atuam em prol da  preservação do acervo patrimonial moderno industrial brasileiro, e por isso, o DOCOMOMO BRASIL em parceria com o Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) propôs esse Fórum, como um lugar de fala para todos os profissionais envolvidos com a temática, para que haja uma conexão de saberes na busca de soluções para a preservação e conservação desse rico acervo.

Convidamos para tanto, profissionais que atuam tanto no Brasil, nas mais distintas regiões brasileiras, quanto, no exterior. Tais trocas de experiências, certamente, nos possibilitarão novos caminhos, novos olhares, e parcerias fundamentais. Juntos somos mais fortes.

Alcilia Afonso
Coordenadora geral do Docomomo Brasil (2022-2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *