CARTA ABERTA: Sobre a possível demolição do CAIC Chapecó/SC

#REPOST @forumpatrimoniosc

O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro/Santa Catarina vem se manifestar acerca de informações que recentemente circularam nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Chapecó, anunciando a iminente demolição do CAIC Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola.

Tudo o que é construído envolve conhecimento, habilidades técnicas, esforço e trabalho humanos; toda obra arquitetônica se constitui como vetor de intenções e demandas que cabe ativar, atualizar e realizar socialmente. A preservação se impõe, portanto, como prioridade e diretriz do bom governo. E há muitas razões para preservar a edificação em questão.

O CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança) Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola foi inaugurado em 1994, no Bairro São Pedro, articulado a políticas educacionais de atenção à infância e à juventude desenvolvidas em âmbito federal. Em termos arquitetônicos, o conjunto destaca-se pelo ginásio, pelas unidades de salas de atividades e da administração, cuja linguagem está afinada com a de outras edificações similares existentes no território brasileiro.

O projeto é de autoria do arquiteto brasileiro João da Gama Filgueiras Lima (1932-2014), conhecido como Lelé. Adepto da arquitetura com elementos pré-fabricados e industrializados, Lelé desenvolveu uma tecnologia de concreto pré-moldado adaptável ao clima e às condições locais, procurando ainda contar com a participação comunitária no processo construtivo, dessa maneira minimizando custos e acelerando o ritmo da construção. Suas obras também apresentam soluções de conforto ambiental que privilegiam iluminação e ventilação naturais, reduzindo a necessidade de aclimatação e o consumo de energia elétrica. Obras do arquiteto podem ser apreciadas em vários estados do Brasil (Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia), além do Distrito Federal, e abarcam, além de unidades escolares, residências, igrejas, equipamentos urbanos e hospitais, como os da rede Sarah Kubitschek.

Os CAICs são expressões da Arquitetura Moderna Brasileira e seguem uma tipologia arquitetônica concebida por Lelé e sua equipe para tais escolas, em todo o Brasil. Caracterizam-se pela aplicação de argamassa armada, pelo uso de sistema construtivo pré-moldado e pela adoção de partido arquitetônico com dispositivos que buscam proporcionar conforto aos usuários, tendo em vista ventilação, iluminação e ruído. O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro/Santa Catarina posiciona-se, portanto, contra a demolição ou descaracterização do projeto original do CAIC Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, situado no município de Chapecó Simultaneamente, manifesta sua disposição de dialogar e contribuir para ações que resultem na sua preservação e valoração arquitetônica e técnico-construtiva. 📸 NDTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *