NOTA DE PESAR: Nearco Barroso Guedes de Araújo

“A vida é sempre possível, mesmo teimosamente. Sou artesão no risco das coisas simples.” (Nearco Araújo, ⁕1936 – †2023)

É com imenso pesar que o Núcleo DOCOMOMO Ceará anuncia o falecimento do Arquiteto, Artista Plástico e Ex-Professor da Universidade Federal do Ceará Nearco Barroso Guedes de Araújo em 09 de fevereiro de 2023.


Nearco nasceu em Manacapuru, no Amazonas, em setembro de 1936. Morou em Manaus até 1957, quando se transferiu para Fortaleza. Na capital cearense, trabalhou como desenhista técnico em escritórios de arquitetura e, posteriormente, no antigo Departamento de Obras e Projetos da UFC – DOP, onde teve contato com arquitetos e professores pioneiros (José Liberal de Castro, Neudson Braga, Ivan Britto, Gerhard Bormann e Nícia Bormann) do recém criado Curso de Arquitetura (1965), que o incentivaram a prestar vestibular.

Ingressou na segunda turma da então Faculdade de Artes e Arquitetura da UFC, diplomando-se em 1971. Após a formatura, ele passou a compor o corpo de arquitetos do DOP, tendo projetado obras emblemáticas do modernismo arquitetônico no Ceará, como a Biblioteca Universitária (1973-
1974), o Núcleo de Processamentos de Dados, atual UFC Virtual (1973-1974), entre outras, no Campus do Pici da UFC e importantes edificações do complexo de saúde do Campus do Porangabussu. Elaborou também projetos de arquitetura privados em parceria com a amiga Nícia Bormann e o arquiteto Reginaldo Rangel.

No Curso de Arquitetura e Urbanismo, lecionou as disciplinas de Plástica, Desenho de Observação e Comunicação Visual e, como docente, influenciou gerações de arquitetos, pela habilidade em desenhar e precisão do traço, gosto pela arte e dedicação ao ofício.

O arquiteto e artista era frequentador assíduo do Museu de Arte da UFC (MAUC) desde a década de 1960, onde participava de cursos e mantinha contato com diversos artistas à época. É, na realidade, considerado um dos fundadores e pioneiros que ajudaram a construir a história do MAUC, de mais 50 anos na preservação e difusão da arte cearense.

No que se refere à sua atuação como artista plástico, desde cedo Nearco revelou excepcional talento para o desenho e sempre se dedicou às tintas, lápis e crayons, concebendo obras de inegável valor em diversas e variadas fases de sua carreira. Nesse âmbito, merece destaque a pesquisa que desenvolveu sobre uma das mais autênticas manifestações da cultura cearense, as tradicionais jangadas e embarcações de pesca, que sempre o fascinaram. Como resultado, concebeu duas importantes publicações, “Jangadas” (1985), patrocinada pelo Banco do Nordeste em 1985 e, posteriormente, “Ventos, Velas e Veleiros -Embarcações Tradicionais do Ceará” (2014), em pareceria com o arquiteto Romeu Duarte Jr., autor dos textos.

Ele participou de dezessete exposições individuais e quarenta coletivas, inclusive no exterior, obtendo 12 prêmios nacionais e 01 prêmio internacional. Expôs nos XIV e XX Salões de Abril, em 1964 e 1970. Entre pinturas e desenhos, diversos de seus trabalhos compõem coleções públicas e privadas pelo país, parte deles ainda hoje sob os cuidados do MAUC/UFC. O arquiteto foi ainda Presidente do CREA-CE, no período entre 1982 e 1984, demonstrando sua inserção no campo da política profissional e reconhecimento entre os profissionais da área.

Os diversos campos em que Nearco atuou e o seu talento no que se refere à arquitetura e à arte constituem aportes inestimáveis para o processo de difusão do modernismo (artístico e arquitetônico) no cenário local, um legado digno de ser valorizado, documentado e preservado.

Assim, o Núcleo DOCOMOMO Ceará, sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, em conjunto com a comunidade que compõe o DOCOMOMO Brasil, expressa suas condolências à família e aos muitos colegas e alunos de Nearco Barroso Guedes de Araújo e com pesar, lamenta a sua partida.

Núcleo DOCOMOMO Ceará

Fortaleza, 09 de fevereiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *