SUUB V – 2022 

O grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH – UNIFESP) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC – UNICAMP) têm o prazer de convidar pesquisadores e pesquisadoras que se dediquem ao estudo da cidade em perspectiva histórica a participarem da 5ª edição do Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil. O V SUUB acontecerá de modo híbrido nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2022 e terá como sede a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, localizada em Guarulhos.

Com o tema Urbanismos e Nacionalismos, esta edição do SUUB pretende contribuir para o debate acerca do urbanismo no Brasil por meio da discussão de trabalhos que tratem das relações entre esse campo inter-multi-trans-disciplinar. Interessam-nos os debates possíveis acerca das representações; das relações de escalas pensadas a partir das fronteiras (local, regional, global e transnacional); das diferentes flexões e interpretações históricas dos nacionalismos e também discussões historiográficas. Neste ano de centenários comemorativos sobre este tema no Brasil, nosso convite se estende para pensarmos os urbanismos e nacionalismos como fenômenos historicamente demarcados e constituídos, ambíguos e múltiplos, e que possam, por sua vez, tensionar o tema para dentro ou fora de suas próprias fronteiras, sejam elas regionais ou nacionais, de maneira a articular os fluxos de profissionais e conhecimentos, artefatos e técnicas, às diferentes construções e projetos de nação ao longo do tempo.
A chamada de trabalhos está no ar, no site: https://suub52022.wixsite.com/inicio. Outros canais de contato são o e-mail suub5.2022@gmail.com, e os perfis no Instagram e no Twitter: @suub.5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *