Geraldino Pereira Duda, 1935-2024

Faleceu o mestre Geraldino Duda, que deixa um grande legado para a arquitetura moderna campinense, nordestina e brasileira. Nossos sinceros sentimentos a todos que o cercavam.

Geraldino Pereira Duda nasceu na cidade de Campina Grande no dia 6 de março de 1935, filho de Antonio Pereira Duda, que era técnico do Curtume dos Motta, e Vitalina Pereira Lima.

Geraldino foi responsável por centenas de projetos na cidade de Campina Grande. Seu repertório incluiu obras institucionais, de serviços, comerciais, residenciais e urbanas. De sua produção profissional, é importante ressaltar, que apesar do projeto do Teatro Municipal Severino Cabral ter sido sua obra de maior destaque, Geraldino foi o responsável por dezenas de projetos residenciais, que marcam fortemente a paisagem urbana de Campina Grande. Em depoimentos a revistas da época, ele conta que no início foi difícil convencer os clientes a aceitarem projetos residenciais com linguagem moderna, porém, com persistência vários projetos foram sendo solicitados. Uma de suas residências chamou tanta atenção que chegou a ser divulgada na revista de circulação nacional “Cruzeiro”. Além desta, muitas publicações sobre ele foram veiculadas em jornais, revistas locais e publicações do Teatro Municipal.

Fonte: docomomo_pb; @heltonpedrosa
Texto e imagens: E-book – Campina Grande Moderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *